A Nielsen divulgou ao mercado europeu um dado que colabora com a afirmação que o rádio é o veículo que melhor tem se adaptado à crise econômica imposta pela pandemia do novo coronavírus. Na Alemanha, o meio aponta um cenário que gera otimismo para o setor em outros mercados: o rádio foi a única mídia a registrar um avanço em receita publicitária na comparação entre setembro de 2020 e o mesmo mês do ano passado. O avanço foi de 2.8%.
Os dados da Nielsen na Alemanha consideram uma receita bruta de 186.099 milhares de euros para o rádio no nono mês de 2020, contra 180.989 milhares de euros em setembro de 2019. Isso corresponde a um aumento de 2.8%. Um quadro também otimista para o rádio foi observado recentemente no mercado de rádio da França.
O portal Radiozene, que destaca os dados da Nielsen, afirma que “embora o crescimento percentual tenha diminuído em relação aos meses anteriores, ainda é notável o fato de o rádio ser o único gênero de mídia que conseguiu gerar ganhos em relação ao ano anterior. Até mesmo a mídia televisiva (…) e online foram superados pelo clima sombrio contínuo no mercado publicitário”, destaca a reportagem.
Já os dados gerais sobre o investimento em mídia na Alemanha, o total em publicidade foi cerca de 3.130.993 milhares de euros em setembro de 2020, contra 3.281.510 milhares de euros no mesmo período do ano passado. Isso corresponde a uma retração de 4,6% em comparação com 2019, segundo os dados da Nielsen.
No geral, a televisão detém a maior parte do bolo publicitário alemão, seguida de longe pela mídia impressa.
Com informações da Nielsen e da Radioszene. Colaboração de David Duck
Fonte: Tudorádio