SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
15/10/2024

Projeto de lei propõe obrigatoriedade de faixa FM estendida em todos os rádios fabricados no Brasil

Projeto de lei propõe obrigatoriedade de faixa FM estendida em todos os rádios fabricados no Brasil
15/10/2024

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados propõe que todos os aparelhos de rádio fabricados no Brasil operem na faixa FM estendida, que abrange de 76 FM a 108 FM. A obrigatoriedade já foi estipulada por uma portaria interministerial desde 2019, mas o deputado federal Cezinha de Madureira (PSD-SP) busca incorporar essa medida ao Código Brasileiro de Telecomunicações, assegurando maior segurança jurídica.

A migração das rádios de ondas médias para FM, iniciada em 2013, melhorou a qualidade de som e aumentou a popularidade das emissoras, especialmente entre o público jovem. A faixa FM estendida foi necessária para acomodar as rádios migrantes, especialmente em áreas urbanas onde as frequências convencionais estavam saturadas. O eFM está em uso definitivo desde 2021, quando foram ligadas as primeiras estações na faixa.

Segundo o autor da proposição, o projeto visa garantir o uso permanente da faixa estendida, ampliando a diversidade de emissoras e programação. “Estamos certos de que o projeto contribui para o setor de radiodifusão, oferecendo acesso à informação a família brasileira”, disse.

A proposta aguarda parecer na Comissão de Comunicação da Casa. Para virar lei, o projeto ainda precisa ser aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, além de sancionada pelo presidente da República.

Fonte: Tudo Rádio e Agência Câmara

Artigo anteriorInside Áudio 2024: O crescimento e as oportunidades do consumo de áudio no BrasilPróximo artigo Importância da identidade sonora é destaque em pesquisa com ouvintes de áudio digital nos Estados Unidos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Celesc lança 1º Prêmio de Jornalismo com apoio de entidades do setor em SC24/07/2025
Ministério das Comunicações e CGU aprimoram integridade e transparência da radiodifusão24/07/2025
Radiocentre lança campanha para incentivar investimentos em publicidade no rádio no Reino Unido24/07/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp