O WorldDAB Automotive Working Groups reúne as indústrias automotiva e de transmissão para garantir a melhor experiência possível de rádio digital DAB + para o ouvinte. A associação vai realizar uma conferência interativa ao vivo no dia 23 de junho, a partir das 10h, para debater sobre como as emissoras e os fabricantes de veículos poderão trabalhar juntos para implementar soluções para manter o rádio automotivo em destaque.
O evento terá como termas “O futuro do rádio automotivo”, “Criando uma experiência auditiva perfeita”, “Projetando uma experiência de rádio digital centrada no ouvinte” e “Tudo gira em torno dos dados”. Os quatro temas serão oferecidos no formato online. Entre as discussões que estarão em evidência no evento, estão “Como os fabricantes de automóveis veem o futuro do áudio automotivo?”, “Como os ouvintes se conectam e encontram rádio em diferentes plataformas?”, e “Como o DAB + é implementado pelos fabricantes de automóveis e pelas emissoras?”
Entre os participantes que já estão confirmados para o evento, estão Joan Warner (CEO da Commercial Radio Australia), Caroline Grazé (CEO da Radioplayer Germany) ou Martin Koch (responsável pelo desenvolvimento, entretenimento e funções do Grupo VW). No centro das discussões, alguns acreditam que o número de carros conectados no mundo pode chegar a dois bilhões até 2025, com um carro médio produzindo até 30 terabytes de dados todos os dias. As inscrições para o evento podem ser feitas no site https://www.worlddab.org/.
A primeira edição virtual do WorldDAB foi realizada em novembro do ano passado, devido a pandemia do novo coronavírus. A conferência foi acompanhada por 200 participantes e contou com mais de 50 palestrantes. Assim como em 2021, o encontro do ano passado teve como temas a expansão da tecnologia de rádio digital no setor automotivo e a expansão para outros mercados estiveram em destaque.
Outros tópicos que também serão discutidos são:
A evolução do rádio digital no Android Automotive;
Controle de voz e trabalho com os fabricantes de veículos para garantir que as emissoras sejam ouvidas;
Rádio híbrido com rádio digital DAB + no centro;
O futuro da publicidade da estação DAB + no painel do carro;
Metadados e a importância de recursos visuais seguros
Fonte: Tudorádio