Smartphones com chip de rádio FM integrado oferecem possibilidade de acesso gratuito à informação, sem consumo de banda larga e baixa utilização da bateria
O rádio é uma das plataformas de comunicação de massa mais importantes de qualquer comunidade. Mais de 136, 6 milhões de pessoas, de acordo com o IBGE, com 10 anos ou mais, tem um celular no Brasil.
Outro dado importante é que 73% dos brasileiros com smartphone não saem de casa sem ele. Para os jovens, é o item mais importante a ser levado a um evento, à frente de documentos e dinheiro, segundo pesquisa do Google em parceria com a Ipsos.
Esses números provam que o rádio é um meio indispensável para conectar os brasileiros de todas as idades, principalmente pela facilidade de portabilidade, afinal, pode estar em todos os aparelhos móveis.
Nova Campanha
Focando este nicho da sociedade, a Aerp lançou a campanha “Exija celular com rádio”. A ação tem como objetivo incentivar a compra de celulares com chip de rádio integrado e, consequentemente, o consumo de rádio através do celular.
O chip de rádio integrado oferece grandes vantagens para o consumidor, que muitas vezes não sabe ou não se apercebe disso. O rádio no celular tem baixo consumo de bateria; não ocupa memória do telefone como qualquer aplicativo; não demanda conexão à internet, portanto, não tem custo; o rádio não consome dados; pode ficar ligado 24 horas por dia, sem que o consumidor tenha qualquer gasto e o próprio fone de ouvido serve como antena.
Basta apenas um aparelho com o chip de rádio para que o ouvinte esteja conectado a informações, música e entretenimento onde quer que esteja ou vá.
Como observou o presidente da Aerp, Alexandre Barros, está severamente equivocado o radiodifusor que acredita que o futuro do rádio está só na internet. “A internet é um importante meio complementar. Mas o futuro do rádio está principalmente no dial, no sinal livre, universal e gratuito. Se não lutarmos por isso, amanhã seremos apenas mais um serviço condicionado e regulado pelas Teles”, frisou.
Por que maldade?
Há alguns meses, um áudio viralizou por meio do whatsapp. Era uma sexta-feira, e o locutor incentivava os ouvintes a fazer deste dia da semana o ‘Dia da Maldade’, oferecendo muitas ideias de pequenas maldades que poderiam fazer durante o dia.
Com o mesmo mote, a agência Master, uma das mais conceituadas de Curitiba, criou a campanha para a Aerp, questionando o consumidor por que ele compraria um celular que não tem rádio integrado, o que seria equivalente a adquirir uma cadeira sem perna, um cachorro-quente sem salsicha ou viajar em um avião sem asa. Ou seja: não teria sentido excluir de seu dia a dia um benefício gratuito que o conecta com tudo o que é necessário. Seria uma grande maldade alguém lhe vender um celular sem rádio integrado!
Esta é a grande oportunidade de abrirmos os olhos dos nossos ouvintes para os benefícios do chip de rádio em seu smartphone!
Maldade mesmo vai ser se todos os radiodifusores não abraçarem esta campanha! Afinal, seus veículos vão poder estar cada vez mais perto de seus consumidores, durante todo o dia, em qualquer lugar. Vamos compartilhar e viralizar essa ideia!
Fonte: Aerp