Não é novidade que quem trabalha com vendas geralmente é competitivo. Muito se fala que vendedor gosta mesmo é de comissão e dinheiro, mas quem não gosta?! Antes de tecer comentários pejorativos, é importante se colocar no lugar e avaliar a situação sob a ótica do protagonista. Comemorar uma boa performance é sempre revigorante e motivador para novas conquistas.
Vender pouco tem relação com sorte ou coincidência, o profissional de vendas estuda, busca capacitação e se reinventa por meio de técnicas e estratégias, é daí que vem o resultado. Ofuscar a motivação aplicando restrições à comemoração de metas alcançadas é um tiro no pé que só alegra os vendedores com baixo desempenho.
Já é prática comum em diversas startups tocar o sino quando um negócio lucrativo é fechado. Isso gera uma energia que potencializa a vontade de querer atingir metas e fechar novas negociações. Pode parecer narcisismo, mas o bom vendedor é aquele que sabe seu valor e aproveita suas principais habilidades para se alavancar no mercado.
Acompanhe mais em Portal Making Of
Kelly Costa é mestre em Administração e presta consultoria nas áreas de marketing e vendas há mais de 15 anos. Atualmente é gerente executiva do SERT/SC.