Como a evolução tecnológica e suas transformações influenciam no mercado da radiodifusão?
A transformação digital não é apenas um novo termo da moda. Faz parte de um processo maior, nasce junto do progresso tecnológico. Consiste no uso da tecnologia para melhorar o desempenho dos mais diversos segmentos nas experiências digitais. Aumentar o alcance e desempenho é a missão dos mais diversos veículos de comunicação que visam manter o bom relacionamento com o público.
O uso tecnológico vem transformando nossas vidas e a instantaneidade e volume de informação se expande cada vez mais. A mudança de comportamento dos indivíduos no consumo diário, visando à infinidade de recursos, torna-os mais distraídos e exigentes.
Atender necessidades, preferências e expectativas diferentes visando gerações é de suma importância para a expansão do público. O preparo dos veículos em encontrar e utilizar as ferramentas tecnológicas de forma adequada para melhorar a comunicação com o público (em constante mudança) não é uma tarefa fácil, mas é possível. E caracteriza a importância do entendimento da transformação digital.
O que isso quer dizer?
Com a digitalização em seu estado completo, novas oportunidades de mudança e evolução surgem para organizações de todo tipo.
É possível — e por vezes necessário — mudar estruturas socioeconômicas, padrões organizacionais e barreiras culturais.
Dessa forma, podemos dizer que a digitização é a conversão, a digitalização é o processo e a transformação digital o efeito.
Como isso influência na radiodifusão?
Em uma sociedade em desenvolvimento acompanhar as tendências e adaptar necessidades é um diferencial. Os novos tempos propõem expansão para as novas mídias e novas formas de gestão. O que antes era sintonizado apenas por uma frequência, hoje pode ser observado e desenvolvido também de outras formas.
A profissionalização é contínua visando à informação, uma tecnologia. Entender demandas, identificar falhas e modificar estruturas é um caminho e gera uma melhora na experiência do receptor. Mas para isso é importante que o processo seja estabelecido dentro da empresa, disseminado por meio de estratégia.
A transformação digital trata sobre a adaptação da cultura do negócio as novas tecnologias. A forma como as emissoras absorvem as mudanças e mantem-se atualizadas. Pesquisas, rotinas de aprendizados, curso e treinamentos voltados às novas tendências.
Marketing para Rádio e TV
Ao visar à transformação digital e os profissionais como o centro estratégico da mesma, vemos a importância do marketing voltado para a radiodifusão. Entender o conceito voltado para um segmento específico, com suas próprias necessidades e dificuldades é garantir uma melhora da qualificação e crescimento da emissora.
A sociedade, fortemente afetada com a evolução tecnológica muda sua forma de consumo, modificando também o modelo de negócios de uma emissora. Uma vez que inseridas no mundo digital com qualidade e entendimento de todo o contexto, resulta em crescimento do alcance digital, crescimento das transições de elementos para o mundo digital, ampliação de produtos e serviços, mais informações e entretenimento compartilhado por fim melhorando seus resultados.
Visando isso o SERT/SC foi pioneiro e oferece o primeiro curso EAD de Marketing para Rádio e TV visando melhorar as experiências de seus filiados.