SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
13/12/2021

Streaming de rádio e podcasts ampliam suas participações na publicidade em áudio

Streaming de rádio e podcasts ampliam suas participações na publicidade em áudio
13/12/2021

Rádio AM/FM perde parte do share em transmissão terrestre, mas permanece na liderança isolada e ganha com crescimento em sua distribuição digital

A depender da interpretação da notícia, terá aqueles que serão pessimistas com a informação que o rádio AM/FM via ondas terrestres diminuiu a sua liderança quando o assunto é plataforma de áudio com veiculação de anúncios. Mas, a notícia em si é positiva: além da manutenção da ampla liderança, a indústria de rádio viu um forte crescimento de anúncios no streaming das emissoras. Ou seja, o share diminuiu no offline, mas avançou no online. Podcasts, outra importante forma de distribuição de conteúdo em áudio, também cresceu. Acompanhe o panorama do levantamento Share of Ear, da Edison Research.

Os dados são da pesquisa Share of Ear, recém-lançada pela Edison Research, relacionada ao terceiro trimestre deste ano. E eles foram destrinchados pela Cumulus Media, que buscou entender os movimentos observados na partilha do total de anúncios veiculados em plataformas de áudio. No geral, o rádio AM/FM (considerando apenas a transmissão terrestre) é responsável por 60% de todo o volume de publicidade veiculada em áudio nos Estados Unidos, o que resulta numa ampla liderança do meio, considerando o público adulto entre 25 a 54 anos.

Porém, há queda nesse share do rádio. Para se ter uma ideia, em 2017, o rádio AM/FM correspondia por 73% desse volume, ou seja, ocorreu uma “erosão” nessa participação segundo classificação feita por Pierre Bouvard, Chief Insights Officer da Cumulus (Westwood One). Porém, o rádio norte-americano já previa um crescimento do consumo de áudio digital e, com isso, uma parte da verba publicitária tendia a migrar para esses novos formatos.

O resultado foi uma intensa promoção dos conteúdos de áudio digital por parte das emissoras de rádio dos Estados Unidos. Os principais grupos do setor investiram na produção e distribuição de podcasts, além de fortalecer a presença do streaming ao vivo das rádios em diferentes plataformas e dispositivos. O resultado: é possível afirmar que o rádio saiu com um novo saldo positivo nesse cenário: liderança na veiculação de anúncios em áudio via ondas de rádio, crescimento de publicidade no streaming e também nos podcasts.

O Share of Ear revela que o streaming de rádio avançou de 6% para 11% na partilha do bolo de publicidade veiculada em áudio, comparando os períodos de 2017 (terceiro e quarto trimestres daquele ano) com a pesquisa atual (terceiro trimestre de 2021). Já os podcasts avançaram de 6% para 14% neste mesmo período. Lembrando que esse formato de áudio é amplamente trabalhado pelas emissoras norte-americanas.

+ Em estudo, 82% dos anunciantes afirmam conseguir atribuir uma venda à campanha em áudio

E as previsões estavam corretas até o momento: o streaming de rádio e os podcasts ganharam em participação em anúncios veiculados via áudio nos Estados Unidos, diferente das plataformas de música como Spotify e Pandora, que contam com essa distribuição em suas contas gratuitas.

“Houve um pouco de erosão, pois o Pandora caiu dois pontos e eles estão em constante colapso. O SiriusXM adicionou dois pontos de compartilhamento e o Spotify realmente não cresceu”, disse Bouvard, em seu relatório. “A maior parte do crescimento do Spotify veio de seu serviço de assinatura sem comerciais, mas isso não faz bem ao anunciante”, completa o executivo da Cumulus.

Outro ponto a favor do rádio segue no crescimento do streaming das emissoras, segundo Pierre. “Olhando para o futuro, sem dúvida AM / FM continuará a ser uma plataforma dominante para publicidade (…) Prevemos que o streaming de AM / FM ultrapassará a combinação de Pandora e Spotify – principalmente porque o Pandora está em colapso contínuo”, diz o executivo.

Fonte: Tudo Rádio

Artigo anteriorSenado aprova projeto de lei que prorroga desoneração da folha de pagamento até 2023 Brasília – Radiodifusão está entre os dezessete setores beneficiados pela medidaPróximo artigo Natal: 56% dos brasileiros vão gastar com presentes e 77% em lojas físicas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025
Rádio segue ouvido por 79% da população no Brasil em 13 mercados monitorados pela Kantar IBOPE Media28/08/2025
Geração Z lidera uso de TVs conectadas para ouvir rádio AM/FM nos EUA, aponta pesquisa da Edison26/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp