Depois de um Natal com mais restrições e isolamento em 2020, quando a vacinação contra a Covid-19 ainda não havia começado no Brasil, as festas deste ano devem ter mais pessoas reunidas na mesa da ceia de Natal em 2021. Uma pesquisa realizada pela Globo, que procurou analisar a forma com que as pessoas pretendem celebrar as festas de fim de ano, aponta que os reencontros e as festas serão mais numerosos desta vez.
Com o nome de “Natal 2021 – Intenções para a Data”, a pesquisa ouviu 1700 brasileiros, maiores de 18 anos, residentes em todas as regiões do País e pertencentes às classes A, B, C e D. Entre os entrevistados, ficou evidente a importância do Natal: mais de 90% das pessoas afirmaram que costumam celebrar a data e 80% confessaram que passaram a valorizar ainda mais a celebração após o período de pandemia. Ampliar o contato com as pessoas nessa época foi uma intenção citada por 78% dos entrevistados; já 72% disseram que farão encontros com amigos e parentes.
Tão presentes na vida das pessoas ao longo dos últimos meses – muitas vezes como a única forma de conexão entre familiares e amigos – as videochamadas começam a perder um pouco a importância nas festas natalinas. No ano passado, 30% dos entrevistados disseram que utilizaram o recurso para se conectar com outras pessoas; já para este ano, o índice de pessoas que disseram que pretendem fazer videochamadas no Natal foi de 26%
Além de celebrar de forma mais próxima, as pessoas estão mais dispostas a presentear mais neste fim de ano. Mais de 40% dos entrevistados na pesquisa disseram que pretendem dar presentes a familiares e amigos. Desse grupo, 72% dizem que, inclusive, vai aumentar os valores direcionados a essas compras.
Entre os itens campeões nas listas de presentes das pessoas estão roupas (citadas por 54% dos entrevistados), perfumes e chocolates (ambos apontados por 39% das pessoas), brinquedos (lembrados por 35%) e calçados (33%). O estudo também apontou que a publicidade mantém um papel importante nessa fase de compras natalinas. Segundo a pesquisa, 34% das pessoas disseram que um dos fatores que influenciam suas decisões de compras de presentes são os anúncios e comerciais feitos por apresentadores de TV, que acabam referendando os produtos.
O estudo da Globo também questionou as pessoas a respeito da ceia de Natal. Mesmo em fase de alta de preços dos alimentos, o desejo de ter uma mesa farta permanece: 58% dos entrevistados na pesquisa revelaram que pretendem fazer uma ceia mais caprichada em 2021 do que nos anos anteriores. No cardápio, as típicas comidas natalinas são a preferência de 60% do público. Entre os pratos preferidos pelas pessoas, o chester é citado por 61% como a comida preferida do Natal. Peru e pernil aparecem na sequência, com 57% e 49%, respectivamente. Já entre as sobremesas, o campeão é o pudim de leite condensado, preferido de 60% dos entrevistados, seguido do bolo de chocolate (citado por 40%).
Já em relação às bebidas, a cerveja lidera a lista das bebidas alcoólicas favoritas, citadas por 48% das pessoas. Entre as bebida não-alcoólicas, os refrigerantes lideram com 76% de preferência.
Fonte: Meio e Mensagem.