O Interactive Advertising Bureau (IAB) divulgou recentemente seu mais novo estudo anual que aborda as receitas de publicidade em podcast. A emissora do relatório é que as cifras alcancem US$ 1 bilhão em 2020. Segundo o estudo, o covid-19 interrompeu as projeções de crescimento no faturamento da plataforma neste ano. A estimativa inclui números pré e pós pandemia do coronavírus.
Segundo o levantamento do IAB, a receita de anúncios voltados para o podcast aponta um crescimento previsto de 14,7% para 2020. É importante ressaltar que as medidas adotadas pelos governos em todo o mundo, como isolamento social e fechamento temporário das empresas já estão incorporadas aos estudos. Mesmo assim, levando em conta os números dos anos anteriores, a receita para este ano é estimada em quase US$ 1 bilhão.
Outro ponto positivo do levantamento é a expectativa de recuperação dos investimentos para o terceiro e quarto trimestres de 2020 em relação a 2019. No ano passado, houve registro de US$ 708 milhões de dólares, o que já representou um aumento expressivo de 48% se comparado com 2018, quando foram investidos US$ 479 milhões.
Leitura de host
Outro ponto importante do levantamento do IAB foram os anúncios de leitura do host, que contribuíram com 66% da receita do podcast em 2019. A projeção de crescimento da receita original (pré-COVID) para 2019 foi de 29,6%. Como observado acima, a projeção pós-COVID é de 14,7%.
Importante ressaltar que o termo “pós-COVID” é um conceito questionável, fato que certamente não escapou da análise de institutos como IAB ou PwC, que conduz o estudo. Portanto, pós-COVID é um rótulo conveniente usado para divulgar o relatório no meio do ano habitual.
O podcasting é famoso pela publicidade DTC – direta ao consumidor -, (por exemplo, colchões, serviços da web, postagem). Em 2019 essa categoria permaneceu líder com 225 de receita. Os Serviços Financeiros ficaram em segundo lugar. Os anúncios de resposta direta representavam 54% da publicidade. Finalmente, os anúncios de leitura de host ainda dominam com 66%, um pouco acima dos 63% em 2018.
Investimento no Brasil
O tudoradio.com publicou recentemente uma matéria abordando um relatório publicado pela Voxnest. O estudo apontou o Brasil como o país onde a produção de podcasts mais cresceu durante a pandemia do novo coronavírus.
O estudo levou em conta os dados sobre criação e consumo do conteúdo durante o primeiro semestre deste ano. Além disso, também mostrou que os podcasts em língua portuguesa foram os que apresentaram o maior índice crescimento.
O Rádio tem contribuído com esse avanço através da maior produção de conteúdo em formato podcast nas emissoras. E o consumo também cresceu.
Com informações do RAIN News
Fonte: Tudorádio