SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
02/12/2016

Reforma do PIS/COFINS preocupa radiodifusão

Reforma do PIS/COFINS preocupa radiodifusão
02/12/2016

A angústia do setor de radiodifusão tem uma justificativa: a proposta de reforma do PIS/COFINS, que prevê a inclusão das empresas de rádio e TV no regime “não cumulativo”, poderá resultar em um forte aumento na tributação. No novo modelo, o recolhimento passará de 3,65% para 9,25%, e o abatimento de créditos fiscais será sobre insumos.

Outro ponto negativo para a radiodifusão prevê que somente as empresas com faturamento até o limite do Simples e os setores de saúde e educação deverão ser mantidos no regime cumulativo.

A Contribuição das Seguridades Sociais (CSS), como será chamada a unificação do PIS e do COFINS, também incidirá sobre a importação de bens e serviços. As desonerações atuais poderão ser extintas com a nova contribuição.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), a proposta em tramitação no Congresso Nacional ameaça empregos de mais de 20 milhões de brasileiros, podendo resultar na diminuição de 10% das vagas de trabalho.

“O novo modelo de CSS poderá impactar imensamente o setor de serviços e a sociedade brasileira precisa ter conhecimento da gravidade dessa situação. Esperamos continuar as tratativas com o Poder Executivo, mas, certamente, o fórum de discussão mais amplo será o Congresso Nacional, momento em que será imprescindível a atuação de todos”, afirma Luis Roberto Antonik, diretor-geral da ABERT.

Radiodifusores devem participar

Antonik destacou, ainda, a importância da presença dos radiodifusores no seminário “Impactos da proposta de Reforma do PIS/COFINS sobre os setores de serviços”, marcado para a próxima terça-feira (6), às 15h.

Organizado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) da Câmara dos Deputados, o seminário acontecerá no auditório Freitas Nobre.

Antes do encontro, lideranças do setor de serviços se reúnem, às 12h, com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, na tentativa de alertar os parlamentares sobre os impactos negativos da reforma.

Serviço – Seminário Impactos Reforma PIS/COFINS

Data: 06.12 (terça-feira)
Hora: 15h
Local: Auditório Freitas Nobre – Câmara dos Deputados

Fonte: ABERT.

Artigo anteriorNovo vídeo da ABERT alerta cidades sobre o desligamento do sinal analógico de TVPróximo artigo Audiência de TV móvel cresceu 41% este ano

SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Levantamento: Migração AM-FM acelera novamente e Brasil registra mais de 1.180 emissoras ativas no dial FM05/09/2025
Cobertura de 5G no Brasil já supera meta prevista para 2027, aponta Anatel05/09/2025
Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp