A Rajar divulgou na semana passada a atualização dos dados do consumo de áudio no Reino Unido, pesquisa válida para o período de inverno de 2019. No levantamento, o rádio segue disparado na liderança no consumo de áudio, com 88% de alcance semanal, o que representa 72% de todo o consumo de áudio por lá. Porém, há um recorte que mostra a variação desse alcance do veículo conforme a faixa etária analisada, sendo menor o volume entre o público mais jovem, mas com a liderança do rádio sendo mantida.
Além da forte liderança no consumo de áudio, o rádio tem mantido alguns comportamentos importantes por parte de sua audiência na rotina do consumo do veículo. Por exemplo: a maioria do público pesquisado (79%) considera o rádio importante para encontrar novos conteúdos. E 26% afirma que a maior parte do consumo de rádio ocorre enquanto dirige ou viaja.
Outro ponto que tem favorecido o rádio é a liderança de consumo em dispositivos que ainda são considerados “novidades tecnológicas”. As smart speakers (caixas de som inteligentes). A Rajar aponta que 67% do uso dos dispositivos ocorre para ouvir conteúdo de rádio ao vivo, acesso este que é feito por streaming. Isso contra 30% da música on-demand (também via streaming) e apenas 1% de podcasts e audiobooks.
Consumo de áudio entre os mais jovens
Para o público entre 15 e 24 anos, o rádio ao vivo tem um alcance semanal de 78%, representando 45% de toda a fatia de consumo de áudio no Reino Unido. Já para a faixa entre 25 e 34 anos, o alcance sobe para 84% e tem uma participação de 60% na mídia áudio.
Nesses dois públicos mais jovens, o rádio segue na liderança de alcance e com fatia considerável no consumo de áudio. Mas outras plataformas também ganham espaços, como 65% entre 15 e 24 anos consomem música no formato on-demand (serviços de streaming), caindo para 46% para o público entre 25 a 34 anos.
Na participação total de áudio, a música via streaming tem a segunda posição no consumo de áudio no Reino Unido, com 12%. Nas faixas mais jovens, esse percentual está entre 37% (15 a 24 anos) e 21% (25 a 34 anos).
Boa parte desse consumo de streaming ocorre em smartphones, responsáveis por 76% do alcance. Já as smart-speakers avançaram para 22% no levantamento atual da Rajar.
Fonte: Tudorádio