Com as novas portarias, chega a cerca de 900 o número de emissoras AM autorizadas a migrar para FM. Ao todo, 1.655 rádios solicitaram a migração. A meta é avaliar e efetivar todos os pedidos até 2022. Maximiliano Martinhão, secretário de Radiodifusão do MCom, acrescenta que o objetivo é fortalecer o setor, garantindo acesso à informação com qualidade para a população.
“Nas áreas urbanas, as emissoras AM sofrem com a interferência no sinal, o que gera ruídos. Queremos garantir que as rádios, importantes para suas comunidades, possam se manter prestando serviços com mais qualidade e diversidade na programação”, argumenta.
Rádios comunitárias
O presidente da República, Jair Bolsonaro, encaminhou ao Congresso Nacional nesta quinta (5/8) a apreciação da Portaria 7.227/2020, que outorga autorização à Associação Campos de Tracuateua para execução do serviço de radiodifusão comunitária em Tracuateua (PA). Também encaminhou aos parlamentares 30 portarias que renovam autorizações de rádios comunitárias em 11 estados.