SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
05/09/2016

Rádio: tradição e modernidade em uma das mídias mais usadas no mundo

Rádio: tradição e modernidade em uma das mídias mais usadas no mundo
05/09/2016
Muito se fala da convergência de mídias, internet, tecnologia mobile, TV Digital e outros aparatos da modernidade. Obviamente essas mídias são indispensáveis nos dias de hoje, porém, não podemos esquecer as origens da comunicação de massa, que até hoje exerce importante papel na transmissão da informação.
O rádio é, para muitas pessoas, a única fonte com credibilidade e, diferente do que alguns previam, a comunicação por voz ganha força a cada dia e está longe de desaparecer da nossa rotina. Algumas pessoas acreditavam que a internet daria um golpe de misericórdia no rádio, porém, o efeito foi contrário, pois a possibilidade de se ouvir as estações preferidas via internet abriu um novo mundo para o rádio, tanto AM como FM.
Por outro lado, ao descortinar este novo mundo surgiu uma plateia formada por um público diversificado, o que fez o rádio adequar sua velocidade e rotatividade da programação. Para atender o perfil deste novo ouvinte, foi necessária uma linguagem e abordagem mais dinâmicas e, consequentemente, mais atraentes.
Hoje, mais do que vender tempo, uma rádio vende e promove relacionamento: entre pessoas, entre estas e os anunciantes e, não menos importante, entre o ouvinte e a própria rádio. Exemplos claros de relacionamento bem sucedido são os jingles, que conquistam consumidores quando bem executados. Algumas agências e produtoras têm uma visão diferente do rádio e têm criado peças fantásticas e vendedoras.
O Rádio é muito mais do que um simples  veículo de comunicação. É ágil, barato e de fácil acesso, que movimenta toda uma sociedade. Ainda nos dias de hoje, o rádio chega aonde nenhum outro meio chega, e é por isso que uma antiga comparação com outras mídias vale a pena ser lembrada:
 
O rádio é ágil – é o meio mais fácil face às mudanças repentinas do mercado ou para combater ações dos concorrentes.
 
O rádio é confiável – nas pesquisas de credibilidade, o rádio sempre vence a TV, Jornais, Sindicatos, Partidos Políticos e outras instituições.
O rádio é prático – é o único veículo que se pode utilizar enquanto estiver dirigindo, andando, trabalhando, estudando, descansando. Pode-se carregá-lo para qualquer lugar.
 
O rádio é versátil – a sua própria estrutura técnica e operacional permite uma infinidade de formatos alternativos quanto à programação.
 
O rádio é dirigido – a sua programação, seu ponto de vista, definem, mantêm a amizade dos ouvintes.
 
O rádio é local – as pessoas recorrem ao rádio como a um amigo, por partilhar dos mesmos interesses e ideias.
 
O rádio é pessoal – as pessoas têm um relacionamento diferente com ele em comparação com os outros meios; ele tem intimidade com seus ouvintes.
O rádio é amigo – as pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias podem contar com ele sempre que precisarem.

 

Artigo anteriorPara NAB, meta de liberação de espectro não será cumprida este anoPróximo artigo Brasil deve ter TV digital em 4K até 2020, afirma Gilberto Kassab

SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025
Rádio segue ouvido por 79% da população no Brasil em 13 mercados monitorados pela Kantar IBOPE Media28/08/2025
Geração Z lidera uso de TVs conectadas para ouvir rádio AM/FM nos EUA, aponta pesquisa da Edison26/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp