O Rádio na Alemanha mantém percentual de ouvintes elevado, 93,5% da população alemã ouve rádio. Conforme a última pesquisa ma 2022 áudio, que faz a aferição de todo o consumo de áudio no país europeu, o rádio é ouvido por 93,5% da população alemã. Esse resultado já foi alcançado em 2021 e a estabilidade mostra deste canal de comunicação. O estudo também mostra que o consumo de rádio acontece mediante o uso de diversos formatos, seja pela tradicional transmissão terrestre, como também pelo uso de dispositivos online.
Segundo a ma 2022 áudio, são 52 milhões de pessoas que “integram os programas das estações de rádio em sua vida cotidiana”. Trata-se de uma estabilidade em relação aos números de 2021. E a pesquisa também aponta que o tempo de escuta está caindo ligeiramente em todos os canais de distribuição de rádio, mas isso significa que está retornando para os níveis pré-pandemia. O tempo de escuta de rádio tem sido constante por muitos anos. Por exemplo: hoje são 254 minutos de permanência e em 2012 esse valor era de 253 minutos.
Outro recorte importante da medição está relacionado ao público jovem. A imprensa especializada diz que os dados da pesquisa mostram que o consumo “contrariou a tendência”, com o alcance entre os jovens de 14 a 29 anos aumentando ligeiramente. O alcance diário neste grupo-alvo jovem aumentou cerca de 1% via rádio e áudio online.
O rádio alemão é consumido de diferentes formas: FM analógico, DAB+ (transmissão terrestre digital) e streaming de áudio (neste caso por diferentes dispositivos conectados). No caso do DAB+, a imprensa especializada afirma que a transmissão terrestre digital “está sendo constantemente otimizada” e está avançando: hoje o rádio digital via ondas tem 24,5% do total do consumo, contra 20,4% na pesquisa de 2021.
“Em tempos socialmente incertos, a mídia é colocada à prova. A utilização constante das ofertas de rádio ao longo dos anos, independentemente da forma como são executadas, é um forte sinal de que as ofertas das rádios estão sempre atualizadas”,explica Grit Leithäuser, diretora executiva da Radiozentrale, em reportagem publicada pelo portal Radioszene.
Leithäuser afirma também que “a mistura de informação e entretenimento e a incorporação de tudo na tonalidade certa é um ativo importante no cenário da mídia alemã, especialmente considerando a atual situação geral”.
Fonte: Tudo Rádio https://tudoradio.com/noticias/ver/27162-estavel-radio-segue-ouvido-por-935-da-populacao-na-alemanha