Por Christina Gadret
Presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e TV do RS
Mesmo com a crescente do meio digital e tantos outros formatos de mídia, o Radio e a Televisão permanecem como os preferidos da população em decorrência da credibilidade que têm no mercado. Afinal, em um ambiente onde o compartilhamento de notícias é muito grande, as emissoras precisam redobrar a atenção na hora de verificar a veracidade dos conteúdos e isto se torna um grande diferencial.
Segundo pesquisas, 89% dos brasileiros ouvem rádio e 97% da população possui televisão em casa. A força destes meios de comunicação vem destes dados que demonstram um setor que esteve sempre se reinventando e se mantendo confiável. O rádio, por exemplo, desde sua popularização em meados de 1922, tem mantido sua capacidade de participar do cotidiano da população. E isto pode intervir no ganho financeiro.
Esta credibilidade imbatível destes meios de comunicação não seria possível sem os profissionais que atuam na área. Além de garantirem a confiabilidade das emissoras por meio deste trabalho bem executado, através deles também é garantida a influência sobre os ouvintes e telespectadores. Saber tirar proveito deste grande artifício nos veículos tradicionais têm trazido grande retorno a muitos que nele investem.
E não podemos negar: as empresas de Rádio e Televisão sobrevivem da venda de publicidade. Com esta influência e a melhora dos indicadores econômicos, é possível que os anunciantes tenham cada vez mais fôlego para anunciar. Afinal, o rádio e a TV são verdadeiros “canhões” quando o assunto é dar resultado.
Quando se trata da mídia radiofônica, esta credibilidade também oferece o melhor custo-benefício, pois as próprias emissoras podem gravar os comerciais sem ônus ao cliente. Em época onde a internet é terra de ninguém, com tantas fake news, saber aproveitar as mídias tradicionais e de maior credibilidade é um grande diferencial para quem quer ser visto, lembrado e consumido. A mera existência destes meios de comunicação dá a certeza de que as mensagens chegarão a todos por causa de sua grande cobertura. A relevância social do Rádio e da Televisão nunca esteve tão grande!