A Suíça vem registrando rápido crescimento na migração para o rádio digital. Ainda de acordo com o OFCOM, o Escritório Federal de Comunicações da Suíça, a tecnologia DAB + é agora o método de recepção de rádio mais usado no país. O país europeu planeja o desligamento do FM analógico para a partir do próximo ano. Transmissão terrestre de rádio poderá ser toda digital a partir de 2023.
O rádio digital vem sendo amplamente adotado em diversos países, assim como ocorre na Suíça, país onde a audiência tem sido bastante adepta à tecnologia. OFCOM, o Escritório Federal de Comunicações da Suíça, afirma que DAB + é agora o método de recepção de rádio mais usado no país e que apenas uma em cada oito pessoas afirma que ainda sintoniza exclusivamente rádio FM.
“No outono de 2020, os ouvintes de rádio receberam uma média de 73 de 100 minutos de rádio por dia por meio digital. O uso de rádio digital, portanto, aumentou 24 pontos percentuais nos últimos cinco anos”, disse, citando um relatório do grupo de trabalho de migração digital na Swiss Broadcasting Corp. GfK Annual Meeting.
“Com 41 por cento, DAB + é o modo de recepção mais utilizado em todas as partes do país e em todas as faixas etárias. O uso por meio dos outros dois canais de recepção digital, rádio na Internet e TV digital, permaneceu praticamente constante, estabilizando em 32 por cento, enquanto o uso de FM caiu 24 pontos percentuais nos últimos cinco anos, e agora está em 27 por cento. Apenas 12 em cada 100 pessoas afirmaram que ainda ouvem rádio FM.”
A indústria de rádio da Suíça mudará totalmente da transmissão FM para a transmissão digital via DAB + em 2022 e 2023. Apesar disso, as emissoras só deixarão o analógico quando não houver relevância na faixa.
O rádio digital no formato DAB + continua em destaque na indústria devido aos seus avanços recentes na adesão e uso da tecnologia, projetando agora os próximos passos para o mercado. O assunto foi tratado durante a primeira edição virtual do WorldDAB, conferência que foi acompanhada por 200 participantes e contou com mais de 50 palestrantes.
O rádio digital tem registrado avanço em países europeus e também na Austrália, onde a tecnologia já se encontra presente. É o que aponta um levantamento feito pela WorldDAB, o qual mostrou que o rádio digital DAB+ continua avançando em alcance e uso.
Fonte: Tudorádio