A Rádio Itatiaia FM 95.7 AM 610 de Belo Horizonte enviou o jornalista Lucas Ragazzi ao Leste Europeu para acompanhar de perto a invasão da Rússia sobre a Ucrânia. O repórter chegou na terça-feira (1º) em Varsóvia, capital da Polônia. O país é aliado da Ucrânia e destino da maior parte dos refugiados da invasão do país pelos russos.
Da capital polonesa, Ragazzi vai partir para a fronteira onde os refugiados da Ucrânia entram no território polonês, fugindo do conflito. “A nossa ideia é olhar de perto, principalmente, o drama humanitário. A situação de mulheres, homens, crianças, entre eles brasileiros, que tentam fugir dessa guerra”, explicou a diretora de Jornalismo da Rádio Itatiaia, Maria Claudia Santos.
Ela também ressaltou que as informações serão enviadas direto do local onde estão ocorrendo os confrontos. “Além disso, vamos trazer, direto do front, informações sobre ações militares, tentativas de negociações de paz e todo o contexto que envolve a invasão da Ucrânia”, reforçou.
Lucas Ragazzi afirmou ao site da Rádio Itatiaia que a ideia é manter o foco nos atingidos pela invasão. “O papel do jornalismo é fundamental para denunciar os abusos da guerra e mostrar à população o que é a vida real num conflito, quem são os verdadeiros atingidos. Estamos propondo isso ao manter um foco nos atingidos diretamente pela invasão russa”, afirmou o jornalista.
“Há, realmente, uma necessidade imensurável de ajuda humanitária. Há muita atenção em torno daqueles que estão fugindo para países vizinhos, mas é importante lembrar que a maioria das pessoas afetadas está na Ucrânia”, advertiu a diretora nacional do Acnur para a Ucrânia, Karolina Lindholm Billing, que estima em mais de 1 milhão o total de deslocados em território ucraniano.
Fonte: Tudo Rádio https://tudoradio.com/noticias/ver/26978-radio-itatiaia-envia-reporter-ao-leste-europeu-para-cobertura-da-invasao-da-russia-sobre-a-ucrania