SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
12/12/2024

Rádio AM/FM supera streaming como principal plataforma de música nos Estados Unidos

Rádio AM/FM supera streaming como principal plataforma de música nos Estados Unidos
12/12/2024

Um estudo da Edison Research revelou que, apesar do crescimento do interesse por podcasts e conteúdos falados, o rádio AM/FM continua sendo a principal plataforma para ouvir música nos Estados Unidos, superando as plataformas de streaming. De acordo com os dados, a música representa 74% do tempo médio diário de consumo de áudio no país. As transmissões de rádio AM/FM lideram como a principal fonte de música para ouvintes com 13 anos ou mais, capturando 32% do tempo diário de audição.

As plataformas de streaming, como Spotify, Apple Music, Amazon Music, Pandora e YouTube Music, seguem de perto, representando 28%. Já o YouTube, utilizado para música e videoclipes, contribui com outros 18%. O estudo também apontou que 9% do tempo de audição é dedicado ao SiriusXM, enquanto músicas de acervo pessoal, como vinil, CDs ou arquivos baixados, somam outros 9%.

Canais de música na TV, como Music Choice e Stingray, completam o cenário com 3% do tempo total de escuta. Entre ouvintes mais jovens, de 13 a 64 anos, o cenário é ligeiramente diferente, com as plataformas de streaming superando o rádio por uma margem estreita: 31% contra 30%, respectivamente.

Além da música, o estudo Share of Ear do terceiro trimestre destacou o rádio como a principal plataforma de áudio nos EUA, capturando 37% do tempo total de consumo de áudio entre adultos com 18 anos ou mais. Videoclipes no YouTube e podcasts aparecem em seguida, com 13% e 10%, respectivamente.

No ambiente automotivo, o rádio AM/FM mantém ampla liderança, representando 86% do tempo de áudio com anúncios, incluindo 82% entre pessoas de 18 a 34 anos. O streaming contribui com 13% do consumo de rádio neste cenário. Já entre ouvintes hispânicos de 18 a 34 anos, os podcasts têm destaque, somando 48% do tempo de áudio com anúncios.

Os dados confirmam a relevância do rádio como a principal plataforma de áudio nos Estados Unidos, mesmo com o avanço de novas tecnologias e mudanças nos hábitos de consumo.

Fonte: Tudo Rádio.

Artigo anteriorFragmentação no consumo impulsiona o rádio como meio híbrido em 2025Próximo artigo Estudo aponta que rádio lidera em percepção de expertise em marketing, mas enfrenta desafios na área digital

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025
Rádio segue ouvido por 79% da população no Brasil em 13 mercados monitorados pela Kantar IBOPE Media28/08/2025
Geração Z lidera uso de TVs conectadas para ouvir rádio AM/FM nos EUA, aponta pesquisa da Edison26/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp