SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
13/03/2024

Rádio AM/FM lidera o consumo de áudio com publicidade nos EUA, superando Spotify e Pandora

Rádio AM/FM lidera o consumo de áudio com publicidade nos EUA, superando Spotify e Pandora
13/03/2024

Novos estudos sobre o hábito de consumo de áudio nos Estados Unidos revelaram que a maioria dos anunciantes foca em plataformas como Spotify e Pandora, mas são as rádios AM/FM que dominam a audiência, alcançando 64% dos ouvintes em um dia normal. Esses insights, apresentados por Pierre Bouvard, diretor de insights da Cumulus Media, destacam a importância do rádio tradicional. Com 68% do mercado de áudio com anúncios, com uma fatia de 86% no ambiente automotivo, o rádio AM/FM mostra sua relevância entre os ouvintes. Os dados são da Edison Research.

De acordo com Pierre Bouvard, apenas uma pequena parcela dos norte-americanos, cerca de 5%, ouve o Spotify com anúncios em um dia típico. Em contraste, a maioria, cerca de 64%, sintoniza rádio AM/FM. Esses dados fazem parte de sete novas descobertas sobre áudio com anúncios do relatório Share of Ear da Edison Research e são vitais para a estratégia dos anunciantes, que deveriam pesar mais o investimento no rádio.

Um dos pontos mais importantes destacados no estudo, conforme mencionado no blog Audio Active Group, é a percepção exagerada dos anunciantes sobre a audiência do Spotify e da Pandora. Na realidade, o rádio tradicional ainda possui uma fatia considerável, representando 68% do mercado de áudio com anúncios e dominando com 86% da audiência no carro. Com 58% da audição de rádio AM/FM ocorrendo no carro, percebe-se claramente que o meio está se recuperando e continua a atrair os passageiros.

O estudo da Edison também revela que há um engajamento diário mínimo com o Spotify e a Pandora com anúncios, já que 95% e 94% dos norte-americanos, respectivamente, não sintonizam essas plataformas. A participação de mercado real do Spotify com anúncios é sete vezes menor do que a maioria das agências e anunciantes percebe.

Essa discrepância entre percepção e realidade destaca a necessidade de os anunciantes e agências reavaliarem suas estratégias de planejamento e investimento em mídia para alinhá-las com os verdadeiros comportamentos de escuta da população norte-americana. Com o foco recente em campanhas políticas e sua eficácia no rádio AM/FM, esse meio continua sendo o de maior alcance entre os eleitores registrados, com 68% de participação.

A ascensão dos podcasts é outra tendência importante, representando agora 20% do áudio com anúncios e correspondendo a um em cada cinco minutos de áudio com anúncios nos EUA. Isso ressalta a mudança nas preferências dos ouvintes e a crescente importância dos podcasts na publicidade, especialmente entre os eleitores registrados, onde o rádio AM/FM e os podcasts lideram com 68% e 21% de participação, respectivamente.

Fonte: blog Westwood One / Cumulus Media, Nielsen Scarborough, MESH Experience, portal Inside Radio e Tudo Rádio.

Artigo anteriorContinuam as negociações para a CCT 2024Próximo artigo Concluída CCT 2024 para SC, com exceção do norte e nordeste catarinense

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Levantamento: Migração AM-FM acelera novamente e Brasil registra mais de 1.180 emissoras ativas no dial FM05/09/2025
Cobertura de 5G no Brasil já supera meta prevista para 2027, aponta Anatel05/09/2025
Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp