SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
30/06/2025

Rádio AM/FM amplia alcance e reforça memórias de marca em campanhas, apontam estudos

Rádio AM/FM amplia alcance e reforça memórias de marca em campanhas, apontam estudos
30/06/2025

Uma ampla revisão de estudos de marketing conduzida por Pierre Bouvard, diretor de pesquisas do Cumulus Media / Westwood One Audio Active Group, destaca o papel estratégico do rádio AM/FM como principal meio de massa para anunciantes nos Estados Unidos. Segundo os dados analisados, o veículo lidera em alcance entre adultos de 25 a 54 anos, aumenta em até 51% o alcance de campanhas televisivas e pode elevar em 33% a cobertura total de um plano de mídia com apenas 10% do investimento. A presença do rádio AM/FM também fortalece a criação de memórias positivas de marca, fator decisivo para a preferência do consumidor. O destaque fica para a combinação com redes sociais, que pode ampliar significativamente o alcance das campanhas publicitárias em até +55%.

De acordo com o relatório, o rádio AM/FM se sobressai ao construir memórias positivas de marca, algo considerado essencial para a consolidação de preferência do consumidor. Especialistas como Les Binet e Sarah Carter, autores da obra “How Not to Plan: 66 Ways to Screw It Up”, afirmam que a “disponibilidade mental é o principal fator de preferência”, sendo marcas com maior presença na lembrança mais facilmente escolhidas.

Para Ty Heath, do B2B Marketing Institute, “a marca lembrada é a marca comprada”. O especialista reforça que o objetivo da publicidade não é apenas gerar leads de curto prazo, mas sim memórias duradouras, capazes de sustentar a presença de mercado.

AM/FM: líder em alcance entre adultos e forte incremento de alcance ao ser combinado com redes sociais

O levantamento também destaca que o rádio AM/FM é o meio de maior alcance nos EUA entre adultos de 25 a 54 anos, superando outras mídias como Facebook, YouTube e até podcasts. Entre o público de 18 a 34 anos, a plataforma também lidera em alcance mensal, reforçando sua eficácia para marcas que buscam consumidores jovens.

O cruzamento com plataformas sociais se mostra um dos pontos mais fortes: ao ser combinado com redes sociais, o rádio AM/FM gera incrementos expressivos de alcance. O estudo aponta +25% de alcance adicional no Facebook, +55% no Instagram e o dobro da audiência alcançada no TikTok. Em conjunto com o YouTube, o rádio eleva o alcance em 38%, conforme dados da MRI-Simmons.

Rádio potencializa ações de TV e mídia digital

Outro dado de destaque está no impacto do rádio AM/FM quando usado em paralelo à TV. Estudo da Nielsen Media Impact sobre uma campanha de uma marca de bens de consumo (CPG) revelou que a inclusão do rádio elevou o alcance em 51% entre adultos a partir de 18 anos. Entre os mais jovens (18 a 24 anos), o crescimento foi ainda mais expressivo: três vezes mais.

Em um planejamento de mídia de uma marca farmacêutica, o acréscimo de 10% do orçamento ao rádio AM/FM gerou um salto de 33% na audiência total da campanha, aumentando o alcance mensal de 38% para 50% — sem incremento de investimento.

Fonte: Tudo Rádio, Cumulus Media / Westwood One Audio Active Group, Nielsen e Edison Research e da MRI-Simmons

Artigo anteriorEstudo aponta que rádio preenche lacuna deixada por TV e internet em alcance publicitárioPróximo artigo MCom publica novos extratos de migração AM-FM; emissoras de seis estados são contempladas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025
Rádio segue ouvido por 79% da população no Brasil em 13 mercados monitorados pela Kantar IBOPE Media28/08/2025
Geração Z lidera uso de TVs conectadas para ouvir rádio AM/FM nos EUA, aponta pesquisa da Edison26/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp