Não é de hoje que o veículo rádio se reinventa. Foi assim quando surgiu a televisão e está sendo assim agora com as novas tecnologias aliadas à internet. Há um renascimento do áudio como canal de marketing com as novas mídias. “Além dos canais tradicionais FM de alcance mais massivo, a digitalização do rádio está promovendo uma maior diversificação no setor, permitindo uma maior quantidade de estações de nichos”, analisa Heather O’Shea, pesquisadora do Grupo Kantar, agência inglesa especializada em mercado.
Segundo a pesquisa divulgada agora em janeiro, a Suécia demonstra uma transição para o modo online no consumo de conteúdos transmitidos. Ouvir rádio online alcança 9,8% das pessoas de 12 a 79 anos em geral na Suécia, segundo a prevalência oficial do rádio. O alcance aumenta mais ao analisarem faixas etárias mais jovens. A agência aposta que o ano de 2020 pode ser o momento crucial de sucesso ou fracasso para os novos canais de áudio. “Os podcasts precisam ser mais mensuráveis, para ajudar os anunciantes e marcas a entender o retorno sobre seus investimentos”, alerta O’Shea. Mas e o rádio? Continuará se modernizando e ajudará as marcas a alcançarem novos públicos, afinal, não tem perdido a posição como um veículo publicitário relevante e confiável. O desafio agora é o alinhamento das marcas a esses momentos do áudio, um trabalho para os profissionais de marketing.
Por: Alexandra Fiori