O mais recente relatório da PwC aponta um cenário positivo sobre o mercado de áudio. De acordo com o estudo, esse formato de mídia deverá apresentar um ganho de 3% em relação ao ano passado nos Estados Unidos. A receita relativa ao meio rádio chegará a US $21,9 bilhões em 2022, sendo um acréscimo de US $700 milhões em relação a 2021. O mercado de áudio, sendo o rádio detentor da maior fatia, está na trilha dos principais resultados do período pré-pandemia.
A PwC é uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria do mundo e seus dados têm chamado a atenção para o volume de receita concentrada no que é chamado de “publicidade tradicional no rádio”. Esse modelo de publicidade continua sendo o maior contribuinte para a contagem geral do mercado de rádio, com o relatório da PwC prevendo um avanço de 5,5% em 2022, resultado em US $12,8 bilhões este ano.
O levantamento também prevê crescimentos em outras frentes relacionadas ao rádio: a PwC indica que as receitas de anúncios online do meio adicionaram outros US $3,1 bilhões este ano, sendo um aumento de 7% em relação a 2021. E o rádio via satélite, conhecido nos EUA pela SiriusXM, continuará a subir, com um aumento previsto de 15,5% na receita de publicidade, totalizando US $219 milhões este ano.
“O rádio AM/FM ainda tem um papel importante a desempenhar no ecossistema de áudio”, destaca o relatório da PwC. “O tempo de escuta foi ajudado durante a pandemia pelos noticiários de rádio, pois as pessoas acompanhavam a situação em mudança dia a dia. Trabalhar em casa também ajudou a aumentar o consumo de rádio, embora a audição no carro tenha sido afetada negativamente porque menos pessoas se deslocavam para o trabalho. Espera-se pouca mudança no tempo de audição, porque continua a haver uma mistura de trabalho em casa e deslocamento, e o rádio continuará proporcionando entretenimento”, diz a empresa.
O relatório da PwC também destaca dados descobertos pela pesquisa do Morgan Stanley, que descobriu que o rádio AM/FM representou 36% do tempo de audição de adultos nos EUA em 2021, em comparação com 29% em 2020 e 42% em 2019. Ou seja, há uma curva de recuperação na comparação com a fase agunda da pandemia da covid-19, que mudou a rotina de deslocamentos da população. A pesquisa chama o rádio de “principal contribuinte” para a música mais ampla, rádio e podcasts, respondendo por 44,9% da receita global do setor em 2021, com US$ 41,8 bilhões.
“Nos Estados Unidos, o rádio AM/FM ainda é a fonte de áudio mais popular em veículos, e a escuta no carro será o principal campo de batalha para os players de rádio em todo o mundo”, diz o relatório da PwC, que completa indicando que “existe concorrência na forma de sistemas de infoentretenimento e smartphones, que são cada vez mais usados ??para consumo de áudio ao dirigir”. Há uma movimentação intensa do setor de rádio para que esse cenário continue favorável ao rádio, conforme já destacado pelo tudoradio.com.
Fonte: Tudo Rádio.