Anatel publicou uma versão atualizada nesta quarta-feira, 16, da lista de emissoras que manifestaram interesse em migrar seu sinal de TV aberta por satélite da banda C para a banda Ku. A liberação da faixa de 3,5 GHz faz parte da limpeza proposta para que ocorra o uso pelo serviço móvel 5G.
As emissoras transmitiam canais com sinal de TV aberta recepcionada por meio de antenas parabólicas na banda C satelital (TVRO), e possuem estações licenciadas e apontadas para estação espacial que possuíam direito de exploração de satélite no Brasil na banda C.
A Anatel também publicou uma lista complementar de emissoras de TV que não transmitiam canais recebidos por meio de antenas parabólicas na banda C satelital pelo público em geral, mas que manifestaram interesse na transmissão do sinal de televisão aberta e gratuita satelital por meio da banda Ku.
As emissoras enviaram a documentação e manifestaram interesse em utilizar a banda Ku para execução do sinal de TVRO.
Os custos para os novos kits de banda Ku para os atuais usuários de parabólicas de baixa renda (inscritos no Cadastro Único) serão pagos pela EAF (Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz) com recursos do leilão do 5G, mas não haverá subsídio para a migração das emissoras para os novos satélites.
Fonte: Teletime https://teletime.com.br/16/03/2022/anatel-publica-lista-de-novas-emissoras-que-migrarao-da-banda-c-para-a-banda-ku/