SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
28/11/2018

Programação linear e não linear são complementares, não excludentes

Programação linear e não linear são complementares, não excludentes
28/11/2018

Parte expressiva do consumo de conteúdo audiovisual segue sendo feito de forma linear, ou seja, através das grades de programação oferecidas pelas emissoras de rádio e TV. Tal comportamento coexiste com o não linear, no qual o público escolhe aquilo que quer ouvir e ver a qualquer hora do dia ou da noite, conforme ocorre em plataformas como RadioCut e Netflix.

Ao contrário do que alguns podem pensar, tais modelos são complementares e não excludentes. Prova disso é que, a despeito das muitas mudanças sofridas pelo mercado de mídia, o rádio e a TV aberta permanecem relevantes ao investirem na ampliação do tempo que dedicam para programas e eventos ao vivo. Por exemplo: em 13 de agosto de 2018, a grade exibida de segunda a sexta pela Globo passou a ser totalmente em direto das 4h às 15h. A última vez que a emissora teve uma faixa tão longa de conteúdos ao vivo foi no início dos anos 1970, quando Silvio Santos e Chacrinha atuavam por lá.

O público é contagiado pelas emoções que somente uma atração transmitida em tempo real, com todas as suas surpresas, pode proporcionar. Nesse contexto, programas que estimulam a interação com a audiência e abrem espaço para notícias de última hora ganham ainda mais força e promovem uma experiência que vai além daquela oferecida pelos serviços sob demanda, todos eles baseados em conteúdos gravados, justamente os únicos que podem ser exibidos a qualquer momento.

Apesar de tudo isso, alguém pode lançar a seguinte provocação: nenhuma grade de programação resistirá ao dia em que a conexão à Internet for de qualidade e garantida para todos. Será mesmo? Há tempos que este dia já chegou para alguns países. Trata-se do caso da Finlândia. Lá, desde 1 de julho de 2010 — quando 96% dos finlandeses já tinham acesso à web —, todo cidadão tem o direito, assegurado por lei, de se conectar a uma velocidade mínima de um megabit por segundo. Além disso, o governo garantiu velocidade de 100 megabits por segundo até 2015 para toda a população. Apesar de tudo isso, segundo dados do Finnpanel: 94% dos finlandeses ouve rádio linear toda semana, sendo que 75% ouve diariamente, com uma média de 3 horas e 1 minuto de escuta por dia; e a televisão alcança semanalmente 91% da população, sendo o tempo médio de consumo de 2 horas e 52 minutos por dia.

Tudo isso leva a uma conclusão: existe mais parceria do que concorrência entre os modelos linear e não linear. Não importa se é uma emissora, uma rede social ou uma fabricante de equipamentos eletrônicos: quando entram em algum novo mercado, todos querem somar novos consumidores sem perder aqueles que já conquistaram. Em uma economia capitalista, progresso é sinônimo de acumulo, não de substituição ou redução. Vivemos o tempo do “e”, não do “ou”.

CURSO DE PROGRAMAÇÃO PARA RÁDIO E TV

O Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Santa Catarina lançou na ultima sexta- feira (23), o primeiro curso EAD do Brasil sobre Programação de Rádio e TV, ministrado pelo professor Fernando Morgado, um dos maiores especialistas da América Latina em mercado de comunicação.

O curso é gratuito para filiados, a inscrição é feita através do portal www.sertsc.org.br/cursos. Os alunos terão acesso à teleaulas e, após a conclusão, ganharão apostila e certificado. O conteúdo mostrará as principais técnicas e conceitos que podem ser aplicados dentro das emissoras para ter melhores resultados de audiência e de faturamento. Também serão abordados os possíveis usos das pesquisas de audiência e os fatores internos e externos que mais impactam o desenvolvimento de estratégias de grade.

Fonte: Fernando Morgado com informação Tudo Rádio

Artigo anteriorNOTA DE PESAR – Roberto Eli FranciscoPróximo artigo Conselho rejeita liberação de publicidade em rádios comunitárias

SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025
Rádio segue ouvido por 79% da população no Brasil em 13 mercados monitorados pela Kantar IBOPE Media28/08/2025
Geração Z lidera uso de TVs conectadas para ouvir rádio AM/FM nos EUA, aponta pesquisa da Edison26/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp