O que você oferece aos seus anunciantes e ouvintes após as participações na sua emissora? Muitas rádios restringem suas estratégias apenas a venda de espaços publicitários ou no estímulo do cadastro dos seus ouvintes nas suas promoções. Entretanto, é necessário ir além e valorizar ações de pós-vendas em rádios que fidelizem e resgatem audiência e empresas parceiras.
Pós-vendas em rádios está diretamente ligado ao bom relacionamento e proximidade que tanto é valorizado no meio da comunicação. Nele, estão envolvidas estratégias de marketing e vendas que visem a satisfação, retenção e permanência de ouvintes ou anunciantes por muito mais tempo na sua emissora. Antes de tudo, tenha em mente: não falaremos neste texto apenas sobre pós-vendas em rádios focado nos anunciantes. A Cadena encara seu ouvinte como um cliente da sua rádio e um possível consumidor das empresas que confiam no seu canal para suas estratégias comerciais.
Justamente por confiarem na sua emissora, o pós-vendas em rádios mostra-se ainda mais importante. Hoje, sabemos que um dos maiores desafios do meio publicitário em veículos de comunicação está na distribuição de verbas por parte dos anunciantes. Na hora de priorizar para onde vai o investimento, muitas vezes, o dinheiro acaba sendo direcionado para ações em redes sociais da própria empresa.
Isso porque, existe a sensação de que esses canais terão resultados mais palpáveis e visíveis. Entretanto, isso pode ser facilmente superado com uma boa estratégia de pós-vendas em rádios. É preciso encarar a compra de um espaço de anúncio como uma experiência. Seu anunciante pode terminar todo esse processo renovando o contrato, indicando sua rádio para outros conhecidos ou até mesmo adquirindo novos formatos comerciais. E tudo isso faz parte do pós-vendas!
Continue lendo esse texto e veja algumas dicas de pós-vendas em rádios que você poderá adotar para satisfazer anunciantes e ouvintes!
Entenda o conceito e benefícios de Pós-Vendas em Rádios:
Para iniciar, é bom ressaltar que um veículo de comunicação também é uma empresa. E como num negócio, deve-se haver processos que visem a rentabilidade, fidelização e entrega aos seus clientes. Que, reforçando, no caso das rádios são seus anunciantes e ouvintes.
O Pós-Vendas em Rádios parte do pilar de compreender, acompanhar e melhorar a experiência dos clientes com a emissora. Empresas que possuem estratégias de pós-vendas estimulam uma relação mais duradoura com seus clientes e passam a sensação de que eles são lembrados. Sem esse contato permanente, o anunciante ou seu ouvinte se sentem esquecidos pela emissora e que ela só estava interessada em fechar um contrato ou ter sua participação numa ação promocional.
Uma rádio com um bom pós-vendas passa uma imagem de preocupação com os resultados das veiculações dos anunciantes, transmitindo profissionalismo e comprometimento. Ainda, o pós-vendas também possui um papel preponderante para reduzir o índice de reclamações e validar processos ou produtos comerciais. Tudo isso aumenta as chances de gerar o tão desejado Marketing Boca a Boca. Ou seja, seus anunciantes indicarão seu veículo para empresas parceiras e seus ouvintes vão recomendar sua programação ou ações promocionais para seus amigos.
Além dessa possibilidade de ter mais lucro, outro ponto positivo do Pós-Vendas em Rádios é a receita recorrente. Quando você cria um processo de pós-vendas visando a permanência de anunciantes, sua emissora aumenta as chances de ter uma estabilidade financeira com empresas fiéis. E nada melhor do que saber exatamente quanto vai ter em caixa no mês seguinte, não é mesmo?
Ações Práticas de Pós-Vendas em Rádios:
Agora que você entendeu melhor o que é e como o Pós-Vendas em Rádios é vantajoso, apresentaremos 5 estratégias que podem ser colocadas em prática aí na sua emissora. Confira:
Relatórios e Contatos Recorrentes
Não existe Pós-Vendas em Rádios que não parta da entrega de resultados. Se sua rádio ainda não criou um modelo de apresentação de métricas dos anúncios ou ações promocionais realizadas, é essencial que você pare tudo e invista um tempo nisso.
Sua emissora precisa ter ferramentas que auxiliem a medição constante dos resultados obtidos nos produtos comerciais vendidos. Apresente ao seu anunciante quantas pessoas foram impactadas, trace um perfil de quem foram esses ouvintes e detalhe, qualitativamente, quais percepções você pode tirar desses números.
Além dessa análise final, mantenha sempre um olhar atento para suas estratégias. Um dos diferenciais competitivos que sua rádio pode construir é essa rotina de otimização das campanhas realizadas. Fora o relatório após a finalização do projeto, você pode criar outros que serão enviados durante a veiculação dos anúncios ou promoções, demonstrando o que sua rádio está fazendo para melhorar os resultados.
Nossa dica: você realizou um sorteio para seu anunciante com grande número de participações, mas apenas um ganhador. Na apresentação de resultados finais, destaque esse número, trace um perfil dos participantes e aproveite para sugerir que agora seja feito alguma ação de resgate dessas participações. Essa retenção de ouvintes pode ocorrer com a distribuição de cupons de descontos, por exemplo. Assim, você renova o contrato com essa empresa parceira e mostra comprometimento em manter um alto desempenho dos anúncios na sua rádio.
Processo de Satisfação
Na mesma linha do tópico acima, um ponto que você precisa sempre ter em mente é que resultados são subjetivos. Ou seja, os números apresentados podem ser excelentes ao seu ponto de vista, mas para seu anunciante, ele esperava mais.
Isso ocorre também com seus ouvintes. Sabe aqueles programas em que se tem um alto número de audiência, mas a crítica negativa é tão expressiva que afasta anunciantes e destrói a reputação da sua rádio? Se você fosse levar em conta apenas o número total de ouvintes, você teria uma análise positiva sobre. Entretanto, o todo mostra que não é bem assim.
Esse processo de satisfação precisa ser observado de forma geral na sua emissora. Tenha uma frequência de pesquisas com seus clientes. De fato, pergunte ou deixe um espaço sempre aberto para feedbacks por parte dos seus anunciantes e ouvintes. Essa é uma das ações mais importantes de pós-vendas em rádios para garantir a fidelização e a evolução da sua emissora.
Mas, importante: mais do que ter um canal aberto para comentários, mensagens, críticas, é preciso ouvi-las atentamente, agradecer e sempre avaliar com calma o que de fato é construtivo ou não para o futuro da sua emissora. Nunca deixe um cliente da sua rádio sem resposta e procure dá-las da forma mais personalizada possível. O copia e cola também pode ser extremamente prejudicial para um pós-vendas.
Ah, e sempre que alguma sugestão for acolhida ou algum processo ou produto for criado a partir desse espaço de satisfação, demonstre para quem o fez e torne público para todos. É uma forma eficaz de mostrar que sua rádio, de fato, dá importância para o que é dito.
Programa de Recompensas e Bonificações
Essa estratégia de Pós-Vendas para Rádios é uma daquelas para se ter na manga e criar uma frequência de realização. Todo mundo adora um desconto exclusivo, promoções, inclusão de outros formatos comerciais que não estavam no pacote ou até mesmo a criação de algo inovador que fuja completamente do esperado por seu anunciante.
Nossa dica: crie um projeto de benefícios para anunciantes e ouvintes a partir da indicação de novas pessoas para sua rádio. Para empresas, você pode dar um desconto acumulativo a cada X novos contratos fechados com parceiros indicados. Já para sua audiência, ao compartilhar um sorteio com um amigo, a pessoa que compartilhou automaticamente aumenta suas chances de ganhar o prêmio.
Surpreenda com Presentes ou Mensagens de Carinho
Sabe aquele ouvinte ou anunciante que está há anos ao lado da sua rádio? Por que não enviar algo exclusivo para ele? “Ah, Cadena, mas eu não tenho verba para isso!”. Tudo bem, a gente entende.
Mas, muitas vezes, uma simples mensagem num aniversário pode fazer toda a diferença. Outro exemplo do que você pode fazer é proporcionar ao seu anunciante a gratuidade no horário nobre de um determinado dia. Já para audiência, algo que sempre surpreende é quando a pessoa se vê na rádio. Isso pode ocorrer com a citação do nome do ouvinte durante a programação, uma homenagem em redes sociais ou o simples convite para conhecer os estúdios.
Sempre pense esses presentes como algo que proporcione alguma emoção e realmente traga valor para seu anunciante ou audiência.
Nutrição de Conteúdos
Seu pós-vendas precisa ter em mente que para sua rádio ser lembrada, ela precisa ser vista. Por isso, é essencial que suas equipes criem um fluxo de comunicação constante, incluindo diferentes formatos.
Para isso, conheça seu anunciante e ouvintes. Entenda seu perfil de consumo e preferência de canais de comunicação. Hoje, existem inúmeras possibilidades de relacionamento: redes sociais, e-mails, notificações push, WhatsApp, Telegram e por aí vai. O ideal é que você teste e perceba qual é a mais efetiva para seu público.
Ainda, invista em conteúdos que, de fato, sejam relevantes e do interesse dos seus anunciantes e ouvintes. Procure entender suas demandas e entregar algo que vá fazer diferença em suas rotinas. Que os façam ter o movimento de parar tudo para ler, ver ou ouvir aquilo que foi enviado.
Nossa dica: construa na sua rádio um modelo de inspiração para seus anunciantes. Ou seja, crie conteúdos que auxiliem na gestão de vendas e marketing das empresas que confiam na sua emissora. Pense nas estratégias da sua rádio como exemplos práticos do que seus anunciantes podem fazer de forma semelhante nas suas próprias ações. Demonstre que você se importa com o sucesso como um todo e não apenas com a verba destinada para sua emissora.
Esperamos que você tenha gostado das dicas apresentadas ao longo deste texto. Com pequenas mudanças e adaptações, sua rádio poderá conquistar um Pós-Vendas mais qualificado e eficiente.
Caso você tenha boas experiências em Pós-Vendas para Rádios ou qualquer outra sugestão de conteúdo, não deixe de compartilhar conosco nos comentários abaixo. Até a próxima!
Fonte: Cadena