Como está a audiência da sua rádio?
Você tem percebido uma queda no número de ouvintes que acompanham a programação da emissora? Se a resposta for positiva, é hora de tomar medidas que ajudem a recuperar o interesse do público. Para isso, é preciso definir os diferentes perfis que compõem o seu público-alvo e fazer uma boa avaliação do conteúdo dos seus programas. Também é essencial manter a sua rádio moderna e atualizada. Saiba mais:
Por que os ouvintes perdem interesse em uma rádio?
Antes de tudo, é preciso compreender quais são os principais motivos que levam um ouvinte a desistir da sua rádio: falta de conteúdo interessante, falta de atualizações e falta de investimento em otimização de processos. Isso não significa, necessariamente, que os seus programas não tenham qualidade – eles podem ter informações relevantes, mas mal direcionadas.
Falta de direcionamento do conteúdo
Uma rádio que não tenha uma programação bem definida com base no público a quem é direcionada tem poucas chances de sobreviver no mercado. O mesmo vale para emissoras que não procuram saber a opinião dos seus ouvintes. Para ter sucesso no ramo, é preciso dar à audiência aquilo que a audiência quer ouvir.
Portanto, se o público começa a perder o interesse pela sua rádio, uma coisa é certa: é hora de analisar a programação e fazer mudanças urgentes.
Falta de atualizações
Para manter o interesse dos ouvintes na sua emissora, também é essencial acompanhar as novidades tecnológicas lançadas.
A sua rádio está nas redes sociais?
Possui um bom site na internet? Este site é responsivo – ou seja, possui design que se adapte facilmente a dispositivos móveis como smartphones e tablets? A emissora conta com um bom aplicativo para estes dispositivos? Todos estes são exemplos de estratégias que ajudam a melhorar não só a comunicação da rádio com o ouvinte, mas também a experiência que eles tem com a sua rádio.
Falta de investimento para otimizar processos
Hoje em dia, existem inúmeros sistemas desenvolvidos para facilitar processos – dos mais simples aos mais complexos. Estas são ferramentas que ajudam a melhorar o controle financeiro, a organizar as mensagens recebidas, a acessar a biblioteca com mais agilidade e a integrar a programação comercial com a musical, entre outras facilidades.
A automação e otimização dos processos é algo importante para manter o ouvinte interessado na sua programação, porque é uma ação que melhora o gerenciamento geral da emissora. Garante maior agilidade no atendimento e nos processos rotineiros envolvidos na produção dos programas. O resultado é uma maior qualidade nos serviços prestados pela rádio.
Como recuperar a audiência da rádio?
O primeiro passo é conhecer a sua audiência. A partir desta informação, é possível remodelar o conteúdo veiculado de forma que a programação fique mais interessante para recuperar a atenção dos antigos ouvintes e até atrair a atenção de novos. Para isso, também é essencial definir qual é o perfil da emissora e garantir que todos os locutores e que toda a programação estejam de acordo.
Também é preciso acompanhar as tecnologias lançadas e investir naquelas que tragam um retorno positivo para a rádio. Aplicativos, softwares de gestão e redes sociais, por exemplo, ajudam a melhorar a interação com o ouvinte, a otimizar processos e até a melhorar a qualidade das gravações – por isso, não devem ser ignorados.
Definindo novas estratégias
Se identificar o que o seu público quer escutar faz parte da primeira etapa, analisar como responder à isso faz parte da segunda. O que deve ser mudado no conteúdo dos programas? É preciso melhorar a segmentação dos conteúdos? Os programas de notícias podem funcionar melhor em outros horários? Os blocos comerciais estão muito longos? A linguagem precisa ser melhor adequada ao público-alvo? Todas estas são perguntas relevantes na hora de definir as novas estratégias da emissora para manter, recuperar e atrair ouvintes.
Também é essencial responder a pergunta:
quais são as novas tecnologias que garantem a fidelização da sua audiência?
O uso de redes sociais, aplicativos e sistemas de gerenciamento, já citados aqui, representam um bom começo. Que outras atualizações são importantes para manter o interesse do seu público-alvo? Pesquise novas tendências e descubra quais delas vão de encontro com as expectativas da sua audiência.
O segredo para o sucesso é simples: mantenha a sua rádio atualizada e dê ao seu público aquilo que ele quer ouvir.