SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
20/03/2018

Por que maximizar a presença digital da sua rádio?

Por que maximizar a presença digital da sua rádio?
20/03/2018

Segundo uma pesquisa realizada pela Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), o rádio ainda é considerado o segundo meio de comunicação mais utilizado pela população brasileira, mas mesmo diante de tantos ouvintes, muitas emissoras têm percebido que sua audiência vem caindo nos últimos anos. Isto está acontecendo devido à mudança no comportamento da população e, principalmente, por causa da evolução tecnológica.

Do total de pessoas que participaram da pesquisa, 80% disse que ouve rádio através de aparelhos tradicionais. Mas 8% afirmou que prefere utilizar o smartphone para acompanhar seus programas. Este número aparenta ser pequeno, mas representa uma grande quantidade de ouvintes que as emissoras estão perdendo simplesmente por não transmitirem sua programação através de aplicativos para tablets e smartphones. Lembrando que esse número também pode ser maior, dependendo de qual faixa etária da população sua emissora for focada.

A seguir, daremos cinco bons motivos para você aumentar a presença digital da sua rádio e expandi-la para outras plataformas. Confira:

Cinco motivos para aumentar a presença digital da sua rádio

1. O alcance da sua emissora será aumentado

Estando na internet, sua emissora poderá alcançar ouvintes de outras cidades e estados que nem sabiam que ela existia. Basta uma rápida pesquisa nos buscadores para eles a encontrarem. E como a internet é um dos meios mais baratos de se potencializar o alcance de uma marca, a emissora de rádio poderá gastar muito pouco para ficar visível para milhares de pessoas que acessam esse meio 365 dias por ano.

2. Mais ouvintes serão conquistados

Conforme dissemos no início deste post, sua rádio pode está perdendo 8% do total de ouvintes brasileiros ou até mais, dependendo da faixa etária, simplesmente por não transmitir sua programação através de apps. Ao aumentar a sua presença digital e expandir para a plataforma mobile, sua emissora conseguirá conquistar essa parcela e também aqueles ouvintes que não passam mais tanto tempo ouvindo pelo aparelho tradicional ou que já nem ouvem mais.

3. Sua rádio ficará guardada na mente das pessoas

Se as pessoas se depararem constantemente com sua rádio na internet, através de seu site, blog e redes sociais ela certamente passará a ocupar um lugar especial em suas memórias. E isto fará com que os ouvintes sempre se lembrem do nome da emissora, a ouvirem constantemente e a divulgarem para seus amigos e familiares. Assim, a relevância geral da emissora será drasticamente aumentada.

4. Seu faturamento será alavancado

Com uma presença ‘sólida’ no gigante universo da internet, sua rádio certamente terá seu faturamento alavancado. Isso porque seu número de ouvintes será aumentado, assim com a sua relevância e seu alcance. Como resultado, a emissora acabará atraindo mais anunciantes, que pagarão mais para verem seus produtos ou serviços serem anunciados para uma maior quantidade de pessoas.

5. Oportunidades poderão ser identificadas

Outro importante motivo para sua rádio ter sua presença digital maximizada está relacionado à identificação de oportunidades e também de erros. Pelas redes sociais, a emissora poderá interagir com o público e receber críticas construtivas. Estas ajudarão os seus gestores a corrigirem falhas e identificarem oportunidades que elevarão o padrão de qualidade da rádio a outro patamar.

Conclusão

Ao ter a presença digital maximizada sua rádio acabará conquistando uma audiência maior e obtendo melhores resultados. O primeiro passo para aumentar a presença digital é elaborar uma estratégia de marketing digital completa, que inclua a criação de sites, blogs e redes sociais. Também é crucial planejar a expansão da rádio para outras plataformas, como a mobile, através da criação de apps para tablets e smartphones.

Fonte: Cadena.

Artigo anteriorOportunidades para o rádio no mercado digital na pauta do Techdays 2018Próximo artigo Rádio comunitária não pode veicular propaganda comercial, decide TJ-RS

SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025
Rádio segue ouvido por 79% da população no Brasil em 13 mercados monitorados pela Kantar IBOPE Media28/08/2025
Geração Z lidera uso de TVs conectadas para ouvir rádio AM/FM nos EUA, aponta pesquisa da Edison26/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp