Dicas valiosas foram compartilhadas no EaD sobre planejamento estratégico promovido nesta quarta-feira (24/10) pela Aerp, em parceria com a Abert. O debate contou com a participação de radiodifusores de todo o Brasil e mostrou como é necessário dedicar tempo e energia para construir essa ferramenta que deve orientar as ações das emissoras.
Edson Carneiro, CEO do Grupo Massa, um dos maiores conglomerados de comunicação do país, destacou uma particularidade do meio rádio que precisa ser observada pelos gestores e colaboradores das emissoras não só no momento de planejar ações, mas na sua execução. “No meio rádio, temos um público que consome e outro que compra, o que torna esse processo mais diversificado. O desafio é colocar o alinhamento estratégico em que todos entendam que o nosso negócio não é só o ouvinte, mas também o anunciante”.
Para Carneiro, o planejamento estratégico é um processo que ajuda a empresa a encontrar um caminho para alcançar seus resultados. “A palavra estratégia tem a ver com direcionamento e a palavra planejamento tem a ver com execução. Preciso pensar nessa estratégia para poder aplicar um plano de direcionamento para buscar meu resultado. Tenho que sair do ponto A para o ponto B, preciso crescer, melhorar meu processo e torná-lo mais eficiente. Daí penso nos meus objetivos macros para que eu possa desdobrar isso em metas”, resumiu.
O executivo destacou a necessidade de que as empresas de radiodifusão, principalmente as de pequeno porte, reconheçam a importância de se dedicarem ao planejamento dos seus negócios. “Costumo dizer que quem não mede, não gerencia e quem não gerencia, não tem metas. Portanto, gerenciar é atingir metas. Se eu não estou medindo e não estou gerenciando, então preciso fazer alguma coisa”, ressaltou.
Marcelo Romaniewicz enfatizou as dificuldades de segmentação que uma emissora enfrenta e como criar oportunidades em mercados menores. “Essa segmentação é um desafio muito grande, por outro lado, é possível criar oportunidades aderentes à sua estratégia explorando nichos em determinados momentos, criando produtos bem posicionados”, apontou.
Para Marcelo, buscar essas oportunidades exige que as emissoras entendam o mercado em que estão inseridas. “Hoje, a rádio precisa ir até o mercado, sair do seu casulo e dar a cara para bater”, provocou.
Joana Darc Schwenk, da Rádio Xavantes de Jaciara, Mato Grosso, parabenizou os convidados pela relevância do tema que vem de encontro à necessidade dos gestores. “Realmente, o grande desafio das emissoras hoje é o planejamento estratégico. Tirá-lo da gaveta e colocá-lo em prática tem sido a dificuldade dos gestores”, ressaltou.
Por isso, o envolvimento de todo o time da emissora nesse processo é fundamental. “A dificuldade é fazer o alinhamento em todas as camadas da gestão, do dono na rádio até aquele profissional que de alguma maneira toma a decisão, direta ou indiretamente. Esse é o maior desafio”, apontou Carneiro.
O executivo destacou ainda a necessidade de acompanhamento e monitoramento mensal dos resultados. “Uma vez por mês nós chamamos os gestores que participam da tomada de decisão e compartilhamos os números de receita, despesa, pensando no que podemos melhorar”, pontuou.
Fonte: AERP