Uma pesquisa da Integr8 Research comparou os hábitos de consumo de música de pessoas cujo único aparelho de rádio AM/FM que possui é o do carro, com as que possuem outros receptores além deste.
Pode-se observar (ver o gráfico abaixo) que o comportamento dos usuários que têm ou não um segundo receptor além daquele do carro, é diferente quando se analisa o consumo de streaming de rádios.
Usuários que não têm o segundo receptor, consomem menos streaming de rádio. A parcela dos usuários que têm o segundo receptor e ouvem o streaming do simulcast de uma emissora local FM é de 35% contra apenas 10% para o caso dos sem receptor. Para o streaming de rádios internet-only, estes percentuais são 24% e 11% respectivamente.
O analista da Integr8 sugere que usuários que não têm um segundo receptor são menos engajados ao estilo de programação do rádio. Porém, estes dois aspectos não parecem ter relação de causa e efeito. Seria mais plausível supor que o usuário que não tem grande interesse no formato linear do rádio, por consequência, possui menos receptores e consome menos streaming com este tipo de programação.
Por fim, o ponto positivo: o rádio AM/FM ainda é a fonte principal para se ouvir músicas.
Fonte: ZYDigital.