SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
27/03/2023

Pesquisa: Rádio AM/FM lidera consumo de áudio além do ambiente automotivo

Pesquisa: Rádio AM/FM lidera consumo de áudio além do ambiente automotivo
27/03/2023

Mesmo quando as pessoas não estão no carro, o tempo de escuta de rádio AM/FM nos Estados Unidos é duas vezes maior do que o streaming de áudio, segundo pesquisa Share of Ear, da Edison Research. O estudo comparou o consumo de rádio AM/FM (incluindo streaming de áudio das estações) e o streaming de serviços de áudio no ambiente automotivo. Entre os indivíduos com mais de 18 anos, 88% do tempo gasto ouvindo áudio no carro corresponde ao rádio AM/FM, enquanto apenas 12% é destinado a outros serviços de streaming de áudio.

A pesquisa também investigou o consumo de áudio em locais além do ambiente automotivo. Fora do carro, o tempo despendido com rádio AM/FM por pessoas com mais de 18 anos é quase o dobro em comparação a todas as outras alternativas de streaming de áudio. Essa descoberta pode oferecer uma nova perspectiva sobre a preferência pelo rádio em relação ao streaming em diferentes ambientes, não apenas no carro.

Ao analisar os dados de streaming apoiados por anúncios, o estudo possibilita uma comparação mais justa entre rádio e streaming sustentados por publicidade. Os resultados mostram que, quando estão fora do carro, indivíduos com mais de 18 anos passam quase quatro vezes mais tempo ouvindo rádio AM/FM do que áudio de streaming apoiado por anúncios.

Os dados são relevantes, pois o rádio nos Estados Unidos é frequentemente associado ao consumo durante o deslocamento, especialmente em automóveis. A descoberta da Edison Research ilumina o cenário do consumo de rádio em outros ambientes, indicando que tendências digitais, como o uso de smart speakers, podem ajudar a manter a audiência do rádio além dos momentos de deslocamento.

No Brasil, de acordo com a Kantar IBOPE Media, 63% dos ouvintes afirmam escutar rádio em casa, 30% no carro, 12% em outros locais, 9% durante o trajeto e 3% no trabalho, evidenciando a importância do ambiente doméstico para o consumo desse meio. Com a retomada e a reabertura social, a parcela de audiência fora de casa aumentou em comparação a 2021.

A respeito das recentes descobertas da pesquisa Share of Ear, o tudoradio.com destacou que o rádio AM/FM nos Estados Unidos continua sendo líder absoluto no consumo de áudio que inclui anúncios. Isso significa que, dentre todos os formatos de mídia desse tipo que contêm publicidade, o rádio é a plataforma mais utilizada pelo público em geral. Essa situação, característica do meio, tem se mantido mesmo com o aumento do consumo de outras plataformas de áudio. Além disso, mesmo entre os públicos mais jovens, que estão mais inclinados a consumir formatos digitais e conectados, o rádio também lidera o consumo de todas as mídias de áudio com publicidade.

Essas informações são provenientes da nova edição do Share of Ear, conduzida pela Edison Research, referente ao ano de 2022.
Fonte: Tudo Rádio.

 

Artigo anteriorRegistrada a Convenção Coletiva de Trabalho 2023 para o Norte/ Nordeste de SCPróximo artigo NAB Show 2023 vai abordar as tendências da Web3 para o rádio

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Federação das Indústrias entrega o Prêmio FIESC de Jornalismo03/11/2025
Anatel abre consulta pública para avaliar alterações técnicas em canais de radiodifusão em diversas regiões do país03/11/2025
Rádio é apontado como meio de comunicação mais confiável nos Estados Unidos, segundo pesquisa31/10/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp