Estudo foi idealizado por professores de Jornalismo da ESPM e alunos integrantes da Empresa Júnior.
Com o objetivo de mapear as características e as mudanças da Comunicação Corporativa nas empresas gaúchas, os professores do curso de Jornalismo da ESPM e alunos integrantes da Empresa Júnior realizaram a terceira edição da ‘Pesquisa Cenários da Comunicação Corporativa no Rio Grande do Sul’. Os resultados serão apresentados nesta quinta-feira, 29, na sede da instituição (rua Guilherme Schell, 268), em Porto Alegre. Na ocasião, a vice-presidente da CDN, Yara Peres, ministrará o painel ‘O valor intangível da marca’.
Realizada entre maio e junho deste ano, sob a orientação das professoras Liliane Antunes Rohde e Rosângela Florczak, a pesquisa busca retratar a percepção de mais de 200 empresas do Rio Grande do Sul, conforme o ranking das 500 maiores companhias da Região Sul realizado pela Revista Amanhã. De acordo com a diretora de Jornalismo da ESPM, Janine Lucht, além de mapear, ela auxilia na dinâmica em sala de aula, ao conhecer melhor o perfil dos profissionais que atuam na área.
Alguns dos dados apurados pelo levantamento deram conta que a atuação feminina no setor cresceu 11% desde 2014, enquanto a masculina teve queda de 3%. Isso se reflete nas equipes de trabalho que são, predominantemente, compostas por mulheres (62%). Também foi averiguado que, para 90% das empresas entrevistadas, o segmento é considerado ‘muito importante’ ou ‘importante’. As demais classificações, como ‘indiferente’ e ‘pouco importante’, correspondem 10%.
A executiva da agência defende que, atualmente, o consumidor de produtos e serviços é mais exigente em relação às suas marcas preferidas. Isso acontece, segundo Yara, porque ele tem o poder de checar, comparar, denunciar e espera uma coerência entre o que as marcas dizem que fazem e o que realmente estão fazendo. “Ele tem poder para impedir qualquer relação com marcas que ‘mentem’. E tem poder para divulgar isso de forma rápida e ampla, por meio das mídias sociais”, avalia.
fonte: SulRádio