Pesquisa do IBOPE aponta que entre 86% ou 85% (a depender do critério de apuração) das residências da região metropolitana de São Paulo estão aptas a receber o sinal digital de TV. Com esse resultado, que está sendo debatido hoje, 30, pelos representantes da Anatel, dos radiodifusores e das operadoras de celular, o adiamento da data do desligamento, prevista para 29 de março, fica muito difícil de ser confirmado, avaliam algumas fontes.
O Gired (grupo que conduz a transição da TV digital) tem reunião amanhã, terça, para definir os rumos do desligamento da TV analógica da região metropolitana de São Paulo. Mas hoje, em reunião do grupo de comunicação, acaba de ser conhecida a pesquisa de opinião, feita pela EAD (empresa que financia o desligamento), para apurar qual o percentual das residências da capital paulista e entorno já estão aptas a receber o sinal digital, para que os canais sejam desligados.
E o IBOPE apurou um número de casas prontas para desligar sua TV analógica maior de qualquer previsão mais otimista: 86% das residências já estão com a TV aberta digitalizada, ou 85%, se for implementado um deflator,( motivado pelo acordo que prevê desconsiderar alguns aparelhos de tela plana, que ainda são analógicos). Esse percentual é bem mais alto do que qualquer estimativa mais otimista, que previa um alcance de 75% das moradias, até o momento.
Com esse resultado, na avaliação de alguns interlocutores, fica muito difícil confirmar o adiamento do switch off, pleiteado pelas operadoras de celular. “Faltando ainda dois meses para a data final, apenas 8% dos moradores de SP ficariam se poder ver TV, número que deverá cair sensivelmente quando os sinais forem desligados”, avalia uma fonte.
De fato, a primeira grande cidade a ter a TV desligada, Brasília, chegou no dia marcado, 26 de outubro, sem que 90% dos lares estivessem aptos à digitalização, o que fez com que o processo fosse adiado em quase um mês, para 17 de novembro, quando o percentual foi confirmado.
Anatel confirma
A Anatel divulgou também os dados preliminares da pesquisa, confirmando a informação aqui veiculada. Conforme a agência, a pesquisa foi realizada entre os dias 13 a 25 de janeiro deste ano, com 1.078 entrevistas em São Paulo, e 1.652 no entorno.
A amostra considerou domicílios da área urbana e rural das regiões pesquisadas. Toda a área conta com 6,8 milhões de residências, sendo 4 milhões em São Paulo e 2,8 milhões no entorno.
A pesquisa constatou ainda que 95% da população de São Paulo já ouviu falar em sinal da TV digital, enquanto no entorno o percentual é ainda maior, chegando a 98%. O Ibope também verificou que cerca de 88% das famílias (87% na capital e 88% no entorno) têm conhecimento de que a TV analógica será desligada.
Fonte: Tele Síntese.