SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
02/09/2021

Opções de mídia se multiplicam nos carros, mas rádio mantém sua hegemonia

Opções de mídia se multiplicam nos carros, mas rádio mantém sua hegemonia
02/09/2021

Números atualizados continuam apontando que o futuro (e presente) do rádio passa pela integração com as novas tecnologias, onde as estações podem obter novas vantagens conforme o hábito dos ouvintes muda. E nos carros não é diferente: há um avanço significativo nas opções de mídia e interação tecnológica para motoristas e passageiros. A experiência do usuário fica no centro de qualquer inovação. Porém algo não parece mudar: a hegemonia do rádio nos veículos. E isso gera mais oportunidades.

São dois pontos principais na evolução tecnológica nos automóveis: as centrais de infoentretenimento avançam e os carros estão cada vez mais inteligentes. Os usuários desejam por isso, ansiosos por transformarem essas centrais em extensões de seus celulares, aproveitando de qualquer conectividade oferecida pelo sistema padrão da montadora ou via Android Auto / Apple CarPlay. Novos hábitos são adicionados entre motoristas e passageiros, mas a audição de rádio segue predominante: para quem escuta áudio no carro diariamente, 87% do nosso tempo é gasto com rádio FM/AM (Share of Ear / Edison Research)

Uma reportagem produzida pela Audacy (segundo maior grupo de rádios dos Estado Unidos) e repercutida pelo portal Inside Radio, destaca que o momento atual é bem diferente daquele observado nas décadas passadas. “Estamos muito longe dos dias em que a experiência de áudio no carro significava simplesmente aumentar o volume”, disse o diretor sênior do Audacy Insights, Reggie Shah.

“Toda a experiência sonora do carro agora é uma prioridade. Os motoristas desfrutam não apenas da música, mas de uma experiência de direção mais ampla. Com smartphones e painéis inteligentes, há mais opções do que nunca para personalizar o que ouvimos quando estamos na estrada”, destaca o executivo.

Pensando em manter a sua hegemonia e aproveitar todas as novidades tecnológicas nos automóveis, as emissoras de rádio podem e devem explorar todas essas novas possibilidades, conforme já destacado aqui no tudoradio.com. Isso cria novos negócios, amplia a interação com o ouvinte e torna o rádio ainda mais interessante para quem está no carro, dando a sensação de modernidade do veículo (que é uma justiça, pois o rádio tem essa capacidade de adaptação).

“Algumas marcas estão começando a adotar a interação de voz no anúncio, pedindo aos consumidores que digam ‘sim’ se quiserem mais informações, orientações ou um desconto”, diz Shah, que completa dizendo “a inovação no espaço de comércio [também] abre oportunidades para os motoristas comprarem seu café, pagarem pela gasolina e qualquer outra coisa que você possa imaginar no painel do carro – tornando a publicidade no carro ainda mais valiosa e acionável”.

E o rádio pode já explorar esses ambientes, mas passa por adaptações com o uso de dados, possível através do modelo híbrido de atuação. “Melhorias aparentemente simples, como sincronizar comerciais de rádio com a marca visual, ajudam muito a melhorar a experiência do ouvinte e o conhecimento da marca”, afirma Shah. Em sua análise, o executivo observou que, em testes recentes, o conhecimento da marca sem ajuda saltou 22 pontos quando os anúncios foram acoplados a elementos visuais no painel do veículo.

Na ainda ausência desse tipo de integração entre o on e o offline, como o rádio híbrido e o uso via streaming (através de aplicações interativas em sistemas como no CarPlay e Android Auto), as emissoras já podem recorrer ao RDS (Radio Data System) para incrementar o envio de mensagens e oferecer mais serviço através das centrais multimídia dos veículos, essas que estão cada vez mais com telas maiores e mais modernas. O tudoradio.com já repercutiu essa possibilidade recentemente, fato que é citado novamente pela reportagem do Inside Radio e agora na análise da Audacy. A NAB também costuma fazer esse apelo.

 

Share of Ear Edison Research, 2º trimestre de 2021, com suporte de anúncios, exclui vídeos no YouTube / Crédito arte: Audacy

Com informações da Audacy e do portal Inside Radio

Fonte: Tudorádio

Artigo anteriorReunião ParitáriaPróximo artigo A mulher no rádio – A voz em busca de mais espaço e respeito

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Celesc lança 1º Prêmio de Jornalismo com apoio de entidades do setor em SC24/07/2025
Ministério das Comunicações e CGU aprimoram integridade e transparência da radiodifusão24/07/2025
Radiocentre lança campanha para incentivar investimentos em publicidade no rádio no Reino Unido24/07/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp