SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
30/05/2018

“O rádio jamais vai morrer” entrevista com Valter Lima

“O rádio jamais vai morrer” entrevista com Valter Lima
30/05/2018

Apresentador da Rádio Nacional, emissora que completa 60 anos neste mês, Valter Lima aposta na força do meio no futuro. E avisa: quando morrer, ele vai querer ser locutor de Deus

 

Não há como falar da Rádio Nacional e não lembrar de Valter Lima. Da mesma forma que a história da emissora se funde com a da construção de Brasília, a história de Valter se mistura com a trajetória do veículo. E na semana em que a Rádio Nacional de Brasília completa 60 anos, ele fala de seu compromisso com a informação e com os seus ouvintes.

Para Valter Lima, “a Rádio Nacional teve e continua tendo um papel social muito grande” no país. A entrevista com Valter Lima foi ao ar no ‘Conversa com Roseann Kennedy’. A edição do programa foi transmitida nesta segunda-feira, 28, às 21h15, na TV Brasil.

Apresentador, âncora e locutor do programa mais longevo de rádio do Brasil, Valter trata de uma variedade de assuntos em seu programa. O ‘Revista Brasil’ traz debates, entrevistas e reportagens sobre os assuntos mais relevantes do momento. Durante esses anos no ar, que podem ser contados em décadas, a atração sempre foi marcada pela prestação de serviços.

roseann-kennedy-valter-lima-radio-nacional-tv-brasil

Rádio – vida e futuro

 

E é assim que o comunicador define a sua paixão pelo veículo. “O rádio é minha vida. Eu não me imagino fora de uma estação de rádio. É o prazer de poder prestar um serviço. É saber que aquela notícia que você está passando, está ajudando alguém. Ou a sair de um engarrafamento ou a notícia de que alguém que está precisando de alguma coisa”.

Em tempos de plataformas digitais e de convergência midiática, Valter Lima defende com otimismo. “O rádio jamais vai morrer”. Diz que costuma falar em suas palestras para estudantes sobre a necessidade de renovação do veículo que escolheu por paixão.

“O rádio, quando você vê nele aquele veículo que você pode tudo, em termos de transmissão, em termos de comunicação, faz com que, tanto quem esteja do lado de cá, apresentando; como quem está do lado de lá, ouvindo, são dois que se apaixonam. São dois públicos distintos que realmente se apaixonam”, analisa o comunicador.

 

 

Descoberto pela professora

 

Lima relembra que teve a voz observada quando ainda cantava no coral da escola. Ao ser descoberto pela professora, diz que ficou tão envergonhado que nunca mais cantou, mas aprendeu a trabalhar a voz para a sua futura profissão. “Aprendi realmente a trabalhar um pouco com a voz e com a voz é que fui tocando essa atividade”.

Em toda a sua história nas ondas do rádio, diz que sempre valorizou a credibilidade e a seriedade. “Rádio tem que ser feito com muito respeito ao ouvinte que está do outro lado, que confia no seu trabalho. Porque uma coisa é você fixar um programa. Outra coisa é você segurar esse programa durante 32 anos com credibilidade”.

E não importa a distância, seja na cidade ou no campo, para onde quer que Valter Lima continue levando a sua voz e a sua comunicação, ele revela-se um incansável quando o assunto é levar notícias. “Quando morrer, eu vou ser locutor de Deus. Qualquer coisa, deixa comigo, que eu mando o recado lá pra baixo”.

Assista ao vídeo do ‘Conversa com Roseann Kennedy’ com Valter Lima:

 

FONTE: Portal Comunique-se.

Artigo anteriorFaixa de 700 MHz já pode ser usada pelas teles em quatro capitaisPróximo artigo Estratégias de YouTube e Facebook para rádios: como usá-las corretamente

SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025
Rádio segue ouvido por 79% da população no Brasil em 13 mercados monitorados pela Kantar IBOPE Media28/08/2025
Geração Z lidera uso de TVs conectadas para ouvir rádio AM/FM nos EUA, aponta pesquisa da Edison26/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp