Ferramenta será conduzida pelas agências de checagem de informações Aos Fatos e Lupa, e estará disponível na próxima semana
As fake news no Facebook têm sido amplamente disseminadas há algum tempo. Após a polêmica envolvendo o uso de dados de mais de 87 milhões de usuários, nos Estados Unidos, como arma política, a busca pelo combate à prática se intensificou. Com base nisso, a rede social realizou uma série de mudanças em suas regras e produtos. Uma delas chegará ao Brasil na próxima semana: recurso que exibirá se uma informação é verdadeira ou não.
A nova ferramenta será conduzida pelas agências de checagem de informações Aos Fatos e Lupa. Para isso, as reportagens que forem denunciadas como falsas pelos usuários do Facebook vão chegar até as duas empresas para que sua veracidade seja analisada.
Caso o conteúdo seja classificado como inverídico, a rede social reduzirá a distribuição orgânica (que não é paga) no feed de notícia das pessoas. Além disso, a página que insistir em compartilhar repetidamente esses conteúdos terá todo tipo de alcance prejudicado. Para os usuários, o Facebook enviará notificações alertando sobre a veracidade ou não da informação.
No que se refere a conteúdo pago, notícias falsas não poderão ser impulsionadas, e as páginas que publicarem com frequência tais conteúdos não terão mais a opção de usar anúncios para construir sua audiência. De acordo com a empresa de Mark Zuckerberg, tal recurso conseguiu reduzir em até 80% a distribuição orgânica de notícias consideradas falsas por agências de verificação parceiras nos Estados Unidos, onde a ferramenta já está funcionando há algum tempo.
FONTE: Coletiva.