SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
11/05/2018

Novo recurso do Facebook identificará fake news

Novo recurso do Facebook identificará fake news
11/05/2018

Ferramenta será conduzida pelas agências de checagem de informações Aos Fatos e Lupa, e estará disponível na próxima semana

As fake news no Facebook têm sido amplamente disseminadas há algum tempo. Após a polêmica envolvendo o uso de dados de mais de 87 milhões de usuários, nos Estados Unidos, como arma política, a busca pelo combate à prática se intensificou. Com base nisso, a rede social realizou uma série de mudanças em suas regras e produtos. Uma delas chegará ao Brasil na próxima semana: recurso que exibirá se uma informação é verdadeira ou não.

A nova ferramenta será conduzida pelas agências de checagem de informações Aos Fatos e Lupa. Para isso, as reportagens que forem denunciadas como falsas pelos usuários do Facebook vão chegar até as duas empresas para que sua veracidade seja analisada.

Caso o conteúdo seja classificado como inverídico, a rede social reduzirá a distribuição orgânica (que não é paga) no feed de notícia das pessoas. Além disso, a página que insistir em compartilhar repetidamente esses conteúdos terá todo tipo de alcance prejudicado. Para os usuários, o Facebook enviará notificações alertando sobre a veracidade ou não da informação.

No que se refere a conteúdo pago, notícias falsas não poderão ser impulsionadas, e as páginas que publicarem com frequência tais conteúdos não terão mais a opção de usar anúncios para construir sua audiência. De acordo com a empresa de Mark Zuckerberg, tal recurso conseguiu reduzir em até 80% a distribuição orgânica de notícias consideradas falsas por agências de verificação parceiras nos Estados Unidos, onde a ferramenta já está funcionando há algum tempo.

FONTE: Coletiva.

Artigo anteriorConselho de Comunicação sugere criação de observatório para coibir violência contra jornalistasPróximo artigo Convocação da Seleção Brasileira para a Copa deve movimentar rádios

SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Celesc lança 1º Prêmio de Jornalismo com apoio de entidades do setor em SC24/07/2025
Ministério das Comunicações e CGU aprimoram integridade e transparência da radiodifusão24/07/2025
Radiocentre lança campanha para incentivar investimentos em publicidade no rádio no Reino Unido24/07/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp