SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
03/03/2020

Notícia falsa mata

Notícia falsa mata
03/03/2020

Por Fernando Morgado

“Além de informar, os veículos tradicionais têm sido obrigados a desmentir muito do que se espalha pela terra sem lei da Internet”. É o que afirma Fernando Morgado em artigo para o Portal Comunique-se

Fernando Morgado coloca em pauta as fake news sobre o novo coronavírus

Foi-se o tempo em que guerras eram travadas apenas com lâminas e projéteis. A ignorância e a mentira atingiram níveis de letalidade inéditos na história da humanidade. Elas são como bombas de nêutrons: preservam construções e equipamentos, mas destroem vidas.

Prova disso é a forma como o mundo lida com o surto de coronavírus. Redes sociais disseminam dados questionáveis, informações truncadas, relatos assustadores e soluções ineficazes. As consequências de tudo isso não tardam a aparecer: eventos são cancelados; negócios deixam de ser feitos; regiões inteiras ficam às moscas; máscaras descartáveis somem das prateleiras; pessoas simplesmente param de se cumprimentar. Forma-se o caldo de cultura perfeito para o desenvolvimento de um clima de apreensão que dificulta o controle e a erradicação da doença.

Nesse cenário, há que se destacar o importante papel exercido pelos veículos de comunicação ditos tradicionais. São aqueles que exercem o jornalismo profissional há muitos anos e que, por isso, recebem da sociedade um valioso crédito de confiança. Eles coletam, checam e contextualizam informações através dos métodos e recursos mais adequados. Assim, conseguem separar a verdade da mentira.

“Redes sociais disseminam dados questionáveis, informações truncadas, relatos assustadores e soluções ineficazes”. Fernando Morgado

Jornais, rádios, revistas e televisões dedicam espaço crescente à epidemia. Câmeras, gravadores e microfones estão permanentemente voltados para especialistas e autoridades. Este se trata de um trabalho hercúleo, pois, além de informar, os veículos tradicionais têm sido obrigados a desmentir muito do que se espalha pela terra sem lei da Internet.

Apenas os meios tradicionais são capazes de vencer as fake news digitais, pois impactam uma enorme massa de pessoas de forma imediata e simultânea. Em outras palavras: somente a mobilização das audiências a atacado pode combater as mentiras espalhadas a granel.

Além disso, conteúdos gerados por veículos tradicionais também repercutem (e muito) na Internet. Que o diga o Twitter, em que programas e profissionais da TV geram infindáveis discussões e memes. O uso positivo dessa influência pode ajudar a frear o avanço de histerias sem sentido, muitas delas criadas por covardes que não revelam suas verdadeiras identidades.

“Somente a mobilização das audiências a atacado pode combater as mentiras espalhadas a granel”. Fernando Morgado

Notícia falsa mata. Quando insiste que vacinas não servem para nada. Quando sugere trocar uma receita médica por qualquer fórmula bizarra. Quando incita o preconceito a outras nacionalidades. Quando instaura o medo.

Toda cura começa com a verdade. E a verdade é justamente a razão de existir do jornalismo profissional.

Artigo anteriorRádio e televisão: uma credibilidade imbatívelPróximo artigo Congresso elege os novos membros do Conselho de Comunicação Social

SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025
Rádio segue ouvido por 79% da população no Brasil em 13 mercados monitorados pela Kantar IBOPE Media28/08/2025
Geração Z lidera uso de TVs conectadas para ouvir rádio AM/FM nos EUA, aponta pesquisa da Edison26/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp