Nielsen, empresa responsável pela aferição da audiência de rádio nos Estados Unidos, apresenta novos dispositivos para a medição eletrônica. Os novos equipamentos foram divulgados na última quinta-feira (31) ao mercado local, porém os testes com os equipamentos já duram mais de 4 anos. A perspectiva é reduzir a presença dos dispositivos atuais, que lembram os antigos pagers. Nos testes, os novos equipamentos apresentaram maior tempo de uso pelos participantes, ou seja, isso pode refletir em uma maior eficiência e ampliar o tempo de medição.
Os novos medidores com aparência mais contemporânea e ainda mais portáteis (pois são bem menores do que os dispositivos atuais) serão distribuídos a partir do final deste mês. Porém, segundo o que veiculou a imprensa local especializada, não haverá uma substituição completa dos antigos dispositivos de PPM, que ainda seguirão presentes nas medições e inclusive com novas distribuições.
A ideia desses equipamentos mais portáteis é ampliar novamente a base usada para as medições da Nielsen Audio, esta que teve problemas com a crise na cadeia de suprimentos globais, esta ocasionada pela pandemia da covid-19. Esse quadro afeta diretamente a remessa de novos dispositivos PPM ao mercado, diminuindo assim a base de aferição do consumo de rádio.
“Ser capaz de recrutar ambos simultaneamente nos permite realmente mitigar quaisquer riscos da cadeia de suprimentos para qualquer fator de forma”, disse Erin Wittkowski, principal cientista de dados da Nielsen, Audio Meters, durante um webinar para clientes na última quinta-feira (31). “Isso realmente nos posiciona para poder recuperar nosso painel e também começar a introduzir wearables em nosso painel PPM, porque nos sentimos muito bem com isso.”, completa o executivo.
Fonte: Tudo Rádio https://tudoradio.com/noticias/ver/27155-para-medir-radio-nielsen-apresenta-dispositivos-mais-portateis-e-de-aparencia-contemporanea