São Paulo – Relatório atualizado pelo instituto é relacionado ao rádio dos Estados Unidos e foi conhecido no final de julho pelo mercado local
Continua igual, pelo menos para o rádio. O meio continua com o maior alcance em relação a todas as plataformas de mídia nos Estados Unidos, segundo novo relatório divulgado pela Nielsen. O resultado é referente ao primeiro quadrimestre de 2018 e o rádio continua com 92% de alcance semanal entre a população norte-americana, mesmo com o avanço de outros formatos de mídia. Quando o recorte considera grupos étnicos, os hispânicos são os mais alcançados pelo rádio (96%).
O levantamento atualizado pela Nielsen só reforça o panorama positivo que o rádio vive nos Estados Unidos e também em outros países quando o assunto é audiência e relevância da plataforma. O meio continua à frente em alcance dos aplicativos em celulares, por exemplo, formato de mídia que já se aproxima da casa dos 80% no geral.
A televisão, por exemplo, alcançou 88% da população norte-americana no primeiro quadrimestre de 2018, seguindo na segunda colocação entre todas as plataformas de mídia. Resultados parecidos foram observados nos levantamentos realizados em 2017 pela Nielsen nos Estados Unidos.
Smart-speakers
Febre nos Estados Unidos, as smart-speakers (caixas de som inteligentes) também foram destaque no relatório da Nielsen. Segundo o instituto de pesquisa, 19% dos adultos usam as caixas, enquanto outros 42% estão interessados em adquirir o aparelho. Da mesma forma, 43% dos adultos atualmente transmitem música, podcasts ou rádio pela Internet através desses dispositivos, com outros 27% interessados em também fazer essa mesma ação em um futuro próximo.
O tempo de consumo do rádio
O relatório ainda destaca que o ouvinte norte-americano consome diariamente o conteúdo de rádio por 1h46, com o uso mais significativo vindo de adultos de 50 a 64 anos, faixa etária que está ouvindo 2h08 de rádio. Entre 18 e 34 anos o uso diário do rádio é de 1h25, enquanto a faixa de 35 a 49 consome rádio por 1h50. Acima de 65 anos o consumo diário de rádio cai para 1h44.
A Nielsen divulgou o relatório ao mercado no último dia 31, levantamento chamado de “Total Audience Report”. Ele considera o alcance semanal de cada plataformano primeiro quadrimestre de 2018 e considera a população acima de 18 anos, de todos os grupos étnicos dos Estados Unidos
“O modo como as pessoas consomem conteúdo é muito diferente do que era há cinco anos, quanto mais 10 ou 20”, disse Peter Katsingris, SVP, Audience Insights, Nielsen. “Os consumidores têm o luxo de mais opções agora do que nunca. Eles podem assistir a vídeos ou ouvir música em seus smartphones e, em seguida, interagir com conteúdo completamente diferente em sua televisão ou rádio – as oportunidades de como os profissionais de marketing podem alcançá-los são infinitas. Compreender as tendências de quem está consumindo conteúdo, o que está consumindo e como estão os fundamentos da indústria. A Nielsen está posicionada de maneira única para ajudar com precisão o ecossistema de mídia a entender esses comportamentos”.
E no Brasil?
O rádio está acima dos 91% de alcance na população brasileira segundo estudo recente divulgado pelo Kantar Ibope Media. E recentemente o tudoradio.com organizou um especial com as últimas matérias publicadas sobre o momento atual do Rádio no Brasil, Estados Unidos e em outros locais do planeta.
Fonte: Tudo Rádio.