A propaganda partidária gratuita em rádio e televisão em âmbito nacional inicia neste sábado, 26. O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) será o primeiro a veicular o anúncio. Nos dias 1º e 10 de março, será a vez das propagandas do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), respectivamente.
A propaganda das siglas havia sido extinta em 2017, mas foi retomada por uma lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.
Segundo a resolução, as propagandas em âmbito nacional serão veiculadas das 19h30 às 22h30, às terças-feiras, às quintas-feiras e aos sábados. Nos estados, as exibições ocorrerão nas segundas, quartas e sextas-feiras. Ao todo, serão 305 minutos de propaganda em rede nacional divididos entre 23 legendas. Partidos como PT, MDB, PL e PSDB terão acesso ao maior tempo de exposição: 20 minutos e 40 inserções para cada um.
A propaganda partidária é diferente da propagando eleitoral. A partidária tem como finalidade difundir e transmitir mensagens aos filiados sobre a execução do programa da legenda, bem como divulgar as atividades congressuais do partido e a posição em relação a temas políticos e ações da sociedade civil.
Já a propaganda eleitoral, que começa a ser veiculada em agosto, busca, por meio das ferramentas publicitárias permitidas na legislação eleitoral, influenciar no processo decisão do eleitorado. O objetivo é conquistar o voto do eleitor.
Fonte: Portal Makingof https://portalmakingof.com.br/propaganda-partidaria-nacional-comeca-neste-sabado