Como já era de costume no período pré-pandemia da covid-19, o NAB Show Nova York será realizado no mês de outubro e leva para a maior cidade norte-americana uma sequência atualizada das discussões ocorridas durante o NAB Show 2022 de Las Vegas, realizado em abril passado. Esse padrão, de dois eventos por ano, era algo comum no calendário da radiodifusão dos Estados Unidos. A novidade agora é a sequência da evolução da presença do rádio nos eventos da NAB, ou seja, o veículo terá um espaço especial em Nova York.
Antes, executivos da indústria de rádio circulavam anualmente pelos Estados Unidos para acompanhar o Radio Show, evento itinerante totalmente dedicado ao veículo. A partir de 2021 isso mudou, com essa programação acontecendo de forma co-localizada com o NAB Show de Las Vegas, um dos maiores eventos do setor de radiodifusão e tecnologia no planeta. E o segundo semestre de cada ano também contará com discussões sobre rádio, através de uma extensão do NAB Show de Nova York, marcado para os dias 19 e 20 de outubro.
Segundo uma reportagem do portal especializado Inside Radio, uma executiva da NAB informou que o foi positivo o feedback sobre a integração do Radio Show ao NAB Show de Las Vegas e que isso motivou a associação a organizar uma experiência similar na programação destinada à Nova York, que é responsável por cobrir a agenda do segundo semestre.
Assuntos como a presença do carro nos automóveis, maior conectividade e uso de novas tecnologias, programação de rádio, entre outros temas, estarão na programação destinada à Nova York. No primeiro dia, 19, acontecerá o Seminário Executivo Radio Insights, destinada aos executivos da indústria. Já o segundo dia, 20, a grade Radio Reimagined (“Rádio Reimaginada”) é para programadores.
O Radio Reimagined será direcionado para criadores de conteúdo, onde a programação vai explorar os avanços na programação, uso de inteligência artificial e como alavancar as mais recentes ferramentas de produção e monetização de podcasting. A reportagem do Inside Radio indica que especialistas digitais, consultores de programação e executivos de agências de publicidade de Nova York “se concentrarão em estratégias para gerar mais receita e públicos maiores”, define o texto.
Antes, o Seminário Executivo de Insights de Rádio, realizado no dia 19, se concentrará na construção de liderança, insights de audiência e análise do setor de mídia. “O programa apresenta os principais líderes do setor compartilhando seus pensamentos sobre nossos negócios com ênfase adicional em dados e análises”, explica April Carty-Sipp, vice-presidente executiva de assuntos industriais da NAB, em entrevista ao Inside Radio.
Espaços destinados exclusivamente ao rádio em grandes eventos de negócios em tecnologia e comunicação são uma tendência que já era observado no período pré-pandemia da covid-19, mas que ampliou a sua importância a partir do retorno dos eventos presenciais. O próprio SET Expo 2022, realizado em agosto passado na capital paulista, destinou a principal sala de conferências do evento para o rádio, em grade realizada no último dia 25.
Fonte: Tudo Rádio.