Durante a pandemia do novo coronavírus em 2020, o tudoradio.com publicou uma série de reportagens que mostram o desempenho positivo em audiência do rádio no continente europeu. E esse quadro persiste na reta final do ano passado nos principais mercados. Segundo a Médiamétrie, o rádio é escutado diariamente por cerca de 41 milhões de franceses. E a parcela da audiência concentrada em dispositivos digitais avançou em mais de 700 mil em apenas 1 ano.
Segundo o levantamento da Médiamétrie, relacionado aos meses de setembro e outubro de 2020, 14,4% da população ouve rádio por meio de um dispositivo digital, como smartphones, computadores e smart-speakers (caixas de som com inteligência artificial). Ou seja, 7,8 milhões de ouvintes diários estão conectados via streaming às suas emissoras preferidas, número que está em forte crescimento em um ano (cerca de 750 mil ouvintes a mais).
No total, são quase 41 milhões de franceses ouvindo rádio diariamente (público com 13 anos ou mais). No share entre a divisão dos formatos, 84,6% ouvem pelo dial FM/AM tradicional, seja através de receptores em suas casas, como portáteis e também em automóveis. No mesmo período de 2019, esse volume era de 86%. Já por dispositivos digitais, do total da audiência, 15,4% usam esses dispositivos.
A pandemia do novo coronavírus, que alterou o comportamento diário da população francesa, pode ter acelerado o crescimento da audiência de rádio através de dispositivos digitais, assim como foi observado em outros mercados.
E a Médiamétrie detalha o consumo de rádio por dispositivo digital: 8,1% ouvem rádio em smartphones (4,4 milhões de franceses), 2,7% por computadores/laptops (1.4 milhão), 1,7% via smartTVs (948 mil), 1,6% em smart-speakers (879 mil) e 1% em tablets (559 mil franceses).
Ainda segundo a Médiamétrie, o tempo de escuta geral dos franceses é de 2h10 em média por dia e por ouvinte. Já o computador é o meio digital em que se ouve mais rádio (2h41 em média por dia e por ouvinte), sendo 53 minutos a mais do que por meio de smartphones (1h48).
A França é um importante mercado de rádio no continente europeu, mas que não tem o seu processo de digitalização do dial acelerado. É terra de rádios famosas como as musicais NRJ, RTL2, Skyrock, Virgin Radio, Chérie, Nostalgie, entre outras, mas Paris destina um grande volume de audiência para rádios de notícias e conteúdo falado, como RFI, RTL, Europe 1, France Inter, entre outras. Muitas delas registraram recordes de audiência durante a pandemia, como a musical RTL2 FM.
Fonte: Tudorádio