A iniciativa GSul é resultado de uma ação conjunta e inédita e busca fortalecer o setor na região Sul por meio de ações em conjunto
As entidades representativas das emissoras de rádio e televisão do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul lançaram ontem, na Câmara dos Deputados, em Brasília, o GSul, iniciativa que pretende destacar as potencialidades da região. O evento reuniu os parlamentares das três bancadas do Sul no Congresso.
O movimento é resultado de uma ação conjunta e inédita da Acaert (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão), da Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná), da Agert (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão e dos três sindicatos das Empresas de Rádio e Televisão da Região). “Juntos, somos fortes. Unidos, somos imbatíveis”. É o lema do cooperativismo e também será o nosso.
“Para o bem do Brasil. A nossa ideia é que as emissoras de rádio e televisão, importantes formadoras de opinião, ressaltem o Sul”, explicou o presidente da Acaert, Marcello Corrêa Petrelli.
“O setor da radiodifusão dos três Estados estava trabalhando independentemente. Agora, com o GSul, queremos fortalecer a região por meio de ações em conjunto, pois entendemos que precisamos ter uma participação mais ativa no Brasil de todas as áreas”, defendeu o presidente do Sert/SC, Carlos Alberto Ross.
Estiveram presentes da bancada catarinense os senadores Paulo Bauer (PSDB) e Dalírio Beber (PSDB), os deputados federais Jorginho Mello (PR), Esperidião Amin (PP), Carmen Zanotto (PPS), Celso Maldaner (PMDB), Rogério Peninha (PMDB), João Paulo Kleinubing (DEM), César Souza (PSD), Marco Tebaldi (PSDB), Valdir Colatto (PMDB) e Ronaldo Benedet (PMDB).
Também prestigiaram o lançamento do Gsul o deputado federal Alex Canziani, presidente da Frente Parlamentar da Mídia Regional, Paulo Tonet, presidente da Abert, e André Dias, diretor institucional da Abratel. Pelas entidades promotoras: Alexandre Barros, presidente da Aerp; Roberto Cervo, presidente da Agert; Caíque Agostini, presidente do Sert/PR; e Ary dos Santos, presidente do Sindirádios.
“Temos que fazer as forças vivas dos três Estados do Sul se unirem efetivamente para se tornarem mais fortes. No sentido de fazerem valer junto ao Executivo e Legislativo o peso que de fato a região tem no país”. – Dalírio Beber (PSDB), senador.
“O Sul é um pedaço do Brasil de grande importância pela pujança econômica, pela expressão social e política. É preciso divulgar melhor o que nós temos, o que somos e o que queremos. Por isso, esse trabalho que se faz para unir a mídia da região Sul é fundamental”. – Paulo Bauer (PSDB), senador.
“É de se elogiar pela inciativa, pela inteligência e pela grandeza de fazer um movimento desse com os Estados do Sul que são fortes, pujantes e são exemplos para o Brasil”. – Jorginho Mello (PR), deputado federal, coordenador da Fórum Parlamentar Catarinense.
“Temos os fóruns parlamentares das bancadas, que já é um avanço. Mas sem a força da mídia, sem o debate, sem a divulgação do problema e da possível solução nós ficamos muito fracos”. – Esperidião Amin (PP), deputado federal.
“O setor de radiodifusão dos três estados estavam trabalhando independentemente. Agora, com o GSul, queremos fortalecer a região por meio de ações em conjunto, pois entendemos que precisamos ter uma participação mais ativa no Brasil de todas as áreas”. – Carlos Alberto Ross, presidente da Sert/SC.
“A gente percebe a união das bancadas de outras regiões e elas têm conseguido muitas conquistas. E essa união, através dos veículos de comunicação, é fundamental. Que se divulgue o que de bom está acontecendo”. – Rogério Peninha (PMDB), deputado federal.
“O Fórum Parlamentar de Santa Catarina já tem conseguido vários avanços, principalmente na área da Saúde e na infraestrutura do Estado. E ter os veículos de comunicação divulgando as boas ações de cada parlamentar é muito importante.” – Carmen Zanotto (PPS), deputada federal.
“Está na hora de divulgar aquilo que é bom. O Congresso Nacional faz muita coisa boa, mas que não aparece em lugar nenhum. Todos os parlamentares têm uma agenda positiva muito grande”. – César Souza (PSD), deputado federal.
Fonte: Jornal Notícias do Dia.