O Ministério das Comunicações (MCom) estabeleceu medidas para garantir que a recepção de rádio FM esteja habilitada em telefones celulares produzidos e comercializados no Brasil. A portaria, que é válida para os novos modelos que serão fabricados, foi assinada nesta semana pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, que destacou a relevância da ação. Apesar de até então não ser obrigatório, muitas marcas já produziam aparelhos de rádio, rádios automotivos e smartphones com o dial estendido (eFM). Uma delas é a Motorola, que divulgou uma lista com 23 modelos que já contam com a tecnologia.
De acordo com as informações divulgadas pela própria Motorola, a maioria dos seus celulares que já possuem suporte ao dial FM estendido (eFM). Modelos como Moto G10, Moto G 5G, Motorola Edge, entre outros já poderão sintonizar as emissoras que passaram a transmitir hoje suas programações na nova faixa.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), em 2019, 83% dos modelos de aparelhos celulares produzidos no país já possuíam receptor de Rádio FM integrado. Com a nova regulamentação, estes equipamentos serão habilitados.
O secretário de radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão, ressaltou a importância desse veículo de comunicação. “O rádio é o meio de informação mais rápido e próximo da população. Seja nas grandes ou pequenas cidades do país, ele informa, entretém e presta serviços com qualidade e responsabilidade social”, ressaltou.
Veja abaixo a lista de modelos da Motorola que já possuem o dial FM estendido:
Moto G30
Moto G10
Moto G 5G Plus
Moto G 5G
Moto G9 Power
Moto G9 Play
Moto E7 Plus
Motorola One Fusion+
Motorola One Fusion
Motorola Edge
Moto G8 Power
Moto G8
Motorola One Hyper
Moto G8 Plus
Motorola One Macro
Moto G8 Play
Motorola One Zoom
Motorola One Action
Motorola One Vision
Moto G7 Plus
Moto G7
Moto G7 Power
Moto G7 Play