SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
18/03/2021

Ministério das Comunicações publica balanço das ações dos 800 dias do governo federal no setor

Ministério das Comunicações publica balanço das ações dos 800 dias do governo federal no setor
18/03/2021

O Ministério das Comunicações – Mcom publicou em seu portal a relação de ações desenvolvidas no setor pelo governo federal durante o período de 800 dias de gestão. Além dos assuntos relacionados à radiodifusão, o ministério destacou o leilão do 5G, Internet das Coisas, Desestatização dos Correios, entre outras. Em 800 dias de governo, as demandas aguardadas há décadas pelos setores de telecomunicações e de radiodifusão foram destravadas. Tudo para levar mais qualidade e facilidade aos brasileiros. Confira as principais conquistas do Ministério das Comunicações (MCom) no período.

 Lei Geral das Antenas

Decreto assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, regulamentou a Lei Geral das Antenas, que traz um conjunto de normas importantes para reduzir burocracia e o custos das telecomunicações. A nova legislação permite que as operadoras possam instalar seus equipamentos em estradas, ruas, rodovias e outros bem públicos sem pagar por esse uso, é a chamada “gratuidade do direito de passagem”. Agora, as novas obras públicas devem prever a instalação de estrutura para receber as redes de fibra ótica. Isso vale para rodovias, ferrovias, metrô, redes de esgoto e uma série de outras obras. A medida reduz custos de distribuição das redes de fibra por todo o país.

Radiodifusão

Os 800 dias de governo também marcaram avanços em rádio e TV no Brasil. Desde o início do governo, foram editados três decretos e nove portarias que desburocratizaram processos. Quase quatro mil pedidos de outorgas e pós-outorgas foram analisados só no ano de 2020, um número que chega a mais de 10 solicitações por dia. E passou dos 9 mil a quantidade de processos sobre serviços de retransmissão de televisão (RTV). Além disso, o MCom publicou o primeiro edital do serviço de retransmissão de rádio na Amazônia Legal (RTR). A iniciativa permite que emissoras de rádio FM instaladas nas capitais dos estados da Amazônia Legal retransmitam seus sinais para outros municípios da região. O primeiro edital, publicado em 2020, contemplou 230 municípios, dos quais 155 não tinha nenhuma rádio FM. A medida beneficiará mais de 10 milhões de pessoas. O Ministério das Comunicações também realizou a migração de 850 emissoras de rádios AM para a frequência FM. A mudança possibilita às emissoras uma melhoria na qualidade do áudio, sem interferências. Isso vai viabilizar, inclusive, a veiculação da programação da rádio pelo celular.

Leilão do 5G

Com a definição das diretrizes para o edital do leilão do 5G e a regulamentação da Lei Geral das Antenas, uma das grandes responsáveis pela desburocratização do setor de telecomunicações e radiodifusão, o Brasil chegará a uma nova realidade em conectividade. E essa revolução está vindo em velocidade 5G. Com a celeridade que o MCom deu ao certame, incluindo a missão internacional que visitou países sede das principais fabricantes da tecnologia, a expectativa é que 100% das capitais brasileiras terão tenham o 5G até julho de 2022. Em fevereiro deste ano, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o edital para a licitação da nova geração de conectividade no país. O Tribunal de Contas da União (TCU) deve analisar todo o processo em menos de 60 dias – prazo menor do que o previsto, o que vai acelerar o leilão ainda neste semestre. O 5G revolucionará a indústria, o agronegócio e a rotina das pessoas e de empresas.

 Internet das Coisas

O governo sancionou a lei de incentivo à Internet das Coisas (IoT, na sigla Internet of Things, em inglês), que trouxe uma série de benefícios tributários e regulatórios. A medida promove ganhos de eficiência, produtividade e competitividade das empresas, por meio da comunicação máquina a máquina.

Internet no campo

No Congresso Nacional, o ministério também deu apoio à lei que moderniza o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), antes utilizado apenas para a telefonia fixa. Com a nova formatação da lei, passou a ser possível a utilização dos recursos para levar internet ao campo. Outra medida importante foi a edição da Medida Provisória que reduziu, até 2025, uma série de impostos incidentes sobre as antenas via satélite, uma forma de fomentar o desenvolvimento do setor e democratizar os serviços que, em alguns casos, é a única forma de conexão à internet.

 Desestatização dos Correios

Outro marco importante do MCom foi o envio do Projeto de Lei que cria o marco regulatório do setor postal ao Congresso Nacional. O PL possibilita a desestatização dos Correios e estabelece a obrigatoriedade do cumprimento de metas de universalização e melhorias na qualidade dos serviços da empresa postal. O texto ainda será objeto de intensos debates e estudos quanto ao melhor modelo de desestatização.

 Inclusão digital e conectividade

Na missão de levar internet aos lugares mais longínquos e acabar com o deserto digital, o MCom ultrapassou nesses 800 dias a marca de 13,6 mil pontos de internet banda larga gratuita, via satélite, do programa Wi-Fi Brasil. Desses, mais de 80% estão localizados nas regiões Norte e Nordeste, e aproximadamente 10 mil conexões estão em escolas na região rural. O programa também atende a unidades de saúde, telecentros, aldeias indígenas, comunidades quilombolas e outros equipamentos de interesse público. Em pouco mais de dois anos de governo, o MCom caminhou para a total implementação do programa Norte Conectado. Milhares de quilômetros de cabos de fibra ótica subfluviais interligarão municípios da região Norte do país. Estudos técnicos, hidrográficos e consultorias para definir o modelo de negócio do programa já foram realizados. Ainda sobre o Norte Conectado, o MCom lançou também uma consulta pública que deve ajudar na escolha da empresa que fornecerá os cabos de fibra ótica. O programa vem para beneficiar cerca de 10 milhões de pessoas. Na região vizinha, o programa Nordeste Conectado ligou uma rota que passa pelas cidades de Caruaru (PE), Campina Grande (PB), Petrolina (PE), Caicó (RN), Mossoró (RN) e Juazeiro (BA) à espinha dorsal da rede brasileira. A estrutura de fibra ótica permite tráfego de dados a 100 gigabytes por segundo. Há também o estabelecimento de parcerias com empresas para levar fibra ótica a áreas urbanas de 16 cidades-pólo, com ampliação da oferta de serviços à população. Foi no período dos últimos 800 dias de governo que o MCom implantou redes de fibra ótica para conectar 184 cidades no âmbito do programa Cidades Digitais.

Educação

Neste ano, o MCom promoveu a primeira Maratona Enem, com transmissão pelas redes sociais e pela TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (ENC), para ajudar estudantes de todo o país na reta final da preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De forma virtual, professores puderam dar dicas e orientações sobre os conteúdos cobrados nas provas. E por falar em estudos, o ministério firmou acordos para reutilizar computadores da administração pública em desuso para centros de inclusão digital. É mais um incentivo para que jovens e adultos possam estudar e participar de cursos profissionalizantes.

Fonte: MCom

Artigo anteriorSERT/SC Jovem realiza primeira reunião de 2021Próximo artigo STF mantém decisão que obriga transmissão de programas culturais, artísticos e jornalísticos locais em rádios

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Levantamento: Migração AM-FM acelera novamente e Brasil registra mais de 1.180 emissoras ativas no dial FM05/09/2025
Cobertura de 5G no Brasil já supera meta prevista para 2027, aponta Anatel05/09/2025
Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp