Representantes do Ministério das Comunicações (MCom), do Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) realizaram uma missão oficial ao Japão nos últimos dias para a potencialização das relações bilaterais entre os países. A ação foi pautada pelo compartilhamento de experiências e troca de informações entre Brasil e Japão. Os membros da missão foram recebidos pelo ministro de Assuntos Internos e Comunicações, Yasushi Kaneko, e se reuniram com executivos dos setores de radiodifusão e telecomunicações.
A principal pauta da missão foi a realização de estudos em ambos os países para definir seus respectivos futuros padrões tecnológicos de TV Digital. O projeto brasileiro que definirá essa tecnologia chama-se “TV 3.0” e estuda, entre outras propostas, a tecnologia sendo desenvolvida pelos japoneses para a próxima iteração de sua TV Digital.
A agenda no país oriental tratou também de políticas para o 5G, com a apresentação do modelo de leilão não arrecadatório realizado no Brasil e a discussão sobre a OpenRAN, conceito de arquitetura de rede aberta, inteligente, virtual e interoperável. O MCom foi representado pelos secretários Estella Antonichelli (Executiva) e Maximiliano Martinhão (Radiodifusão); e pelos diretores Otávio Caixeta (Inovação, Regulamentação e Fiscalização) e Pedro Lucas Araújo (Investimento e Inovação). Acompanharam a missão o presidente da EBC, Glen Valente, e o coordenador do módulo técnico do Fórum SBTVD, Luiz Fausto.
A missão oficial discutiu ainda a reativação do Fórum ISDB-T Internacional. A articulação reúne países que adotaram este modelo de TV Digital para cooperação, divulgação e alinhamento de regras de radiodifusão digital. O Japão demonstrou interesse na retomada do Fórum.
A agenda contou com visita a instituições privadas – a exemplo da NEC, que atua no Brasil há mais de meio século e tem tem relevante atuação em TV Digital e em 5G, e da DiBEG (Digital Broadcasting Experts Group), órgão responsável por padronizar a TV Digital, equivalente ao Fórum SBTVD no Japão.
+Fonte: MCOM.