O mutirão de assinaturas da migração do rádio AM para FM em Porto Alegre (RS), marcado para a próxima segunda-feira, 8 de maio, reunirá, pelo menos, 31 radiodifusores. O número pode aumentar, já que algumas emissoras ainda precisam confirmar presença. O mutirão faz parte do esforço do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para finalizar, ainda em 2017, a primeira etapa da migração.
Outros mutirões, também com a presença do ministro Gilberto Kassab, estão marcados para as próximas semanas. No dia 31 de maio, será em Goiânia (GO) e, em 5 de junho, em Curitiba (PR). Em breve, o MCTIC divulgará as datas e locais dos mutirões seguintes.
Mutirões pelo Brasil
Em fevereiro, 15 radiodifusores assinaram o termo aditivo de adaptação das outorgas em Santa Catarina. No mês seguinte, o mutirão esteve em Belo Horizonte (MG), com a participação de 47 emissoras.
Quase 1500 rádios AM, das 1781 existentes em todo país, solicitaram a migração do AM para o FM. Nesta primeira etapa, cerca de 960 emissoras poderão operar na faixa atual de FM, de 88 a 108 MHz. As demais emissoras terão que esperar concluir o processo de digitalização da TV para liberação da faixa estendida, de 76 até 108 MHz.
Fonte: ABERT