Segue a tradição de fim de ano nos EUA: o rádio foi novamente trilha sonora em dezembro, durante os feriados de Ação de Graças e a véspera de Natal. Segundo os dados mais recentes da Nielsen, que realiza a medição de rádio nos Estados Unidos, várias estações em FM que alteraram suas grades alcançaram marcas importantes e/ou históricas no mês passado, mantendo a tradição de consumo do conteúdo de rádio como trilha musical para o período festivo. Para se ter uma ideia desse avanço, a Lite FM 106.7 de Nova York voltou a superar a marca de 4 milhões de ouvintes alcançados no período, contando apenas a audiência medida no dial.
Foram 4.109 milhões de ouvintes alcançados pela Lite FM de Nova York em dezembro, ou seja, próximo de 25% do total de pessoas disponíveis no maior mercado dos Estados Unidos, este que conta com 16.5 milhões de acordo com a Nielsen. Em pontuação na medição eletrônica PPM (Portable People Meter), a 106.7 FM da iHeartMedia foi de 7.3 em setembro, para 7.8 em outubro, 8.5 em novembro e, finalmente, 11.3 em dezembro. Durante todo esse período a 106.7 FM liderou a audiência em Nova York. Vale lembrar que a Lite FM assume uma grade de músicas temáticas de Natal nesta época do ano, assim como a maioria das FMs que dispararam em audiência por lá.
Em Los Angeles, segundo maior mercado dos EUA, a KOST FM 103.5, que também segue essa mesma prática da Lite FM, quase dobrou sua participação de 5.3 para 10.1 no PPM, fazendo com que ela saltasse da terceira colocação geral para a primeira. E cravou também um alcance de 2.75 milhões de ouvintes no dial em dezembro, também assumindo a ponta nesse quesito.
Chicago, que é o terceiro maior mercado dos EUA, também experimentou algo similar, inclusive com uma classificação no PPM superior ao que foi visto nos outros dois mercados já citados. Por lá, a Lite FM 93.9 usou seu movimento de Natal do início de novembro para subir de 7.3 para 12.3, cravando também um alcance de 1.9 milhão de ouvintes para o período. Assim como a Lite FM de Nova York e a KOST FM de Los Angeles, a Lite FM de Chicago é uma estação da iHeartMedia, de formato adulto-contemporâneo, que muda sua grade para uma temática natalina.
A iHeartMedia ainda é dona da liderança geral no efeito ‘natalino’ nos mercados de Dallas/Fort Worth e Houston/Galveston, praças texanas que estão entre as seis maiores dos EUA. Quem quebra a regra da gigante do rádio é San Francisco, quarto maior mercado de lá, com a tradicional KOIT FM 96.5 na liderança. A rádio é da Bonneville, mas também é uma FM de formato adulto-contemporâneo que assume a temática natalina no final de ano. Por lá, a já líder foi de 7.4 para 10.1, para um alcance de 1.21 milhão em dezembro.
Os dados são relativos a dezembro e foram divulgados ao mercado local no último dia 27. Mas a Nielsen ainda fará uma publicação de dados sobre o feriado de Natal, que costuma puxar ainda mais para cima esses números citados acima.
E vale lembrar que várias FMs que não entram nessa fase de Natal em suas grades ainda seguiram com valores importantes nas classificações de audiência, ou seja, a alta das FMs ‘natalinas’ não inviabiliza números positivos nas demais estações.
A programação natalina nas rádios vai além das vinhetas, chamadas e comunicação. Toda a grade musical fica temática para a época, inclusive com alteração de toda a identidade visual da emissora, a exemplo de seu logotipo. As rádios citadas já retomaram suas grades habituais após as festas de fim de ano.
Mesmo com a maior oferta de formatos de mídia, principalmente no digital, o rádio continua mantendo números expressivos nos principais mercados internacionais e também alguns hábitos tradicionais importantes para o setor, como a busca pelos formatos natalinos nos Estados Unidos (país que conta com uma oferta mais madura de serviços de áudio e mídia).
Fonte: Tudo Rádio.