Quer saber como ganhar audiência e atrair pessoas para a sua rádio por meio do marketing digital? Confira as dicas a seguir!
Para começarmos em perfeita sintonia, vamos falar sobre uma das áreas fundamentais para o sucesso de qualquer negócio no mundo atual: o marketing digital.
Com a chegada da banda larga aos lares brasileiros, a internet se tornou parte da nossa realidade. Se antes o público se limitava às informações que assistia na TV, ouvia nas rádios e lia nos jornais, hoje temos tudo isso disponível nas telas dos computadores e dos smartphones na hora que quisermos. Por esse motivo, as empresas precisam se adequar e buscar alternativas para se comunicar com esse novo perfil de público, que é exigente, ávido por novidades e não aceita interrupções em sua programação.
Para isso, uma excelente estratégia é a utilização do marketing de conteúdo, que atrai as pessoas naturalmente para o seu negócio por meio das plataformas digitais.
Crie uma persona
O primeiro passo para chamar a atenção das pessoas para a sua rádio é definir com quem você deseja se comunicar. Para te ajudar nessa tarefa, você pode criar uma persona, que é um conceito mais amplo e detalhado do que a simples definição do público-alvo.
Assim, além de informações básicas como sexo, idade e classe social, você deve conhecer a profissão, cargo, sonhos, problemas e principais anseios das pessoas que vão ouvir a sua rádio. Dessa maneira, você saberá exatamente quais canais, abordagens e estratégias irão desenvolver na internet para atrair esse público.
Produza conteúdo relevante
O próximo desafio da estratégia de marketing digital é produzir conteúdo adequado relevante à persona que vai ouvir a sua estação de rádio. Dessa maneira, quando as pessoas sentirem a necessidade de pesquisar algo, a sua emissora será lembrada e procurada naturalmente pelos internautas.
Para isso, você pode criar blog posts, e-books, e-mail marketing, podcasts, posts nas redes sociais, vídeos e outros conteúdos com informações e dicas que serão fundamentais para sanar as dúvidas e necessidades da audiência.
Esteja presente nas redes sociais
Tão importante oferecer informações e conteúdos úteis, é saber divulgá-los para o público. Por isso, ter um perfil nas principais redes sociais, como o Twitter, o Facebook e o Instagram será essencial. Para as rádios, as mídias sociais possuem ainda mais importância, uma vez que é possível divulgar a sua programação, as promoções e ainda interagir de forma mais próxima e intimista com os internautas.
Faça um bom site
Por fim, será importante que todo o conteúdo produzido esteja em um web site acessível, com um bom visual e excelente navegabilidade.
Além de oferecer a possibilidade de criar um blog, o site será importante para que os internautas possam ouvir o seu conteúdo online, seguindo a tendência de consumo de áudio pelo ambiente digital.
Fonte: Teletronix.