A conversa em torno do lugar da rádio nos veículos de amanhã geralmente se concentra no próprio conteúdo – como ele se parece e como os consumidores podem interagir com ele. Mas à medida que as tecnologias avançam, produzindo uma fonte de dados que pode ser combinada com a inteligência artificial de maneiras novas e poderosas, uma questão maior começa a surgir – como o rádio pode maximizar a relação única entre anunciantes, motoristas e passageiros?
Com mais de 200 fontes de dados baseadas em sensores, o carro conectado é uma mina de ouro, coletando informações sobre tudo, desde quando um motorista pisa no freio e com que velocidade está indo para onde vai, quando atende o telefone – mesmo em qual estação de rádio eles estão sintonizados? A fusão de todos esses dados juntos revela um admirável novo mundo de atribuição para o rádio, com a capacidade de mostrar como os consumidores respondem à publicidade e à programação. A combinação potente de dados e inteligência artificial permite que empresas como a Connected Travel classifiquem os comportamentos de condução diária dos consumidores – para onde vão, para quais lojas de varejo e restaurantes param e quando. A tabulação cruzada dos registros comerciais e de programação das estações pode dar à indústria novas e formidáveis ferramentas de atribuição e pesquisa.
A ConnectedTravel é especializada em fusão de dados, com clientes que incluem uma grande seguradora de automóveis que coleta dados de clientes que consentem para precificar prêmios de seguro com base no comportamento de dirigir. O fundador e CEO Bryan Biniak vê uma “oportunidade significante” para as indústrias de rádio e automobilística para avançar no relacionamento que eles desfrutam juntos desde os anos 1930. Com os anunciantes procurando agora comprar resultados de campanha em vez de dados demográficos, a confluência de tecnologia, dados e inteligência artificial permite que as marcas fomentem um relacionamento mais direto com os consumidores.
“Há um momento fantástico acontecendo agora, onde dispositivos móveis e veículos estão fornecendo estruturas de dados para permitir conexões com consumidores em carros”, diz Biniak. “O mundo dos anúncios vem pedindo por essas coisas há anos e, por sorte, existe a oportunidade de finalmente criar esse canal conectado com as pessoas em seus veículos.”
Biniak, que liderou o desenvolvimento de aplicativos e ecossistema de desenvolvedores globais para a Nokia, construiu sistemas de infoentretenimento para veículos conectados, incluindo experiências de realidade virtual para a Honda Global Innovations e um jogo de Karaokê de carona para a DreamWorks Animation. Atualmente, ele está colaborando com a Associação Nacional de Emissoras na alavancagem da telemática automotiva para transmissão. Nenhuma das partes forneceria detalhes sobre as especificidades de seu relacionamento. “Este é um mercado complexo com muitos participantes diferentes e muitas idéias sobre o futuro do infotainment em veículos”, disse a porta-voz do NAB, Ann Marie Cumming. “Estamos conversando com empresas como a Connected Travel e muitas outras”.
Data Dance da Radio With Car Companies
O presidente da Jacobs Media, Fred Jacobs, vê um “tipo de dança de dados” acontecendo agora entre as indústrias automotiva e de rádio, onde “cada um está tentando avaliar quais ativos tem e como os dois setores podem trabalhar juntos para usar os dados que temos como ferramenta de atribuição para entender melhor como as pessoas reagem à publicidade. ”
Mas antes que as montadoras, as empresas de rádio e os anunciantes possam acessar os dados no veículo, primeiro precisarão obter permissão dos consumidores e oferecer algum tipo de “troca de valor” para fazer valer a pena, diz Biniak. Isso poderia assumir a forma de experiências de entretenimento e comércio “altamente personalizadas e personalizadas” no carro. Por exemplo, depois que uma mãe deixa os filhos na escola, ela pode receber mensagens de anúncios específicas que são personalizadas para esse contexto específico. A ativação por voz permitiria que ela interagisse diretamente com a mensagem. “A publicidade chegará ao consumidor de maneira contextualizada, programática e individualizada, sincronizada com as rotinas diárias de direção dos passageiros e dos motoristas”, prevê Biniak. Indo um passo adiante, inteligência artificial não só poderia informar os comerciais, mas a própria programação, permitindo que as estações entregassem conteúdo personalizado para as pessoas em seus carros. Biniak imagina um mundo futurista onde a combinação de IA com amostragem de voz permite a criação de novas programações de atletas clássicos do passado de rádio. Imagine Casey Kasem falando sobre coisas nos dias atuais como se ele ainda estivesse atrás do microfone. Embora improvável, o conceito já está sendo usado em algum grau em comédia, música e videogames.
Enquanto a reencarnação de atletas clássicos pode soar como um sonho, o fato é que ninguém sabe como a tecnologia irá evoluir a experiência de rádio no carro. Mas uma coisa é certa: a indústria automobilística está avançando a todo vapor para veículos autônomos. A Ford disse que produzirá veículos totalmente autônomos até 2021. “É um jogo completamente novo e há muitas coisas legais que você pode fazer com o rádio e até mesmo a TV no veículo autônomo do futuro”, diz o vice-presidente de engenharia avançada da NAB. David Layer. Em uma reunião recente da GENIVI em Munique, o vice-presidente executivo de tecnologia da NAB, Sam Metheny, e o consultor da NAB, John Ellis, fizeram uma apresentação de 45 minutos sobre o futuro do rádio e TV em uma economia de passageiros.
A activação por voz é outro potencial factor de mudança no veículo – algumas montadoras já estão integrando a tecnologia Alexa em suas frotas. Para o rádio, o desafio será garantir que suas marcas sejam facilmente acessadas por comandos de voz e que suas habilidades de estação correspondam às suas marcas e sejam comercializadas corretamente.
Recuando para a vista de 30 mil pés, Jacobs diz que os programadores precisam pensar agora no ambiente de entretenimento em expansão do carro. “Você precisa expandir sua visão e começar a pensar sobre como as pessoas usam sua estação de rádio na ecosfera maior do entretenimento de áudio e o que você traz para a festa no carro que você pode explorar, construir e tornar ainda mais valioso” Jacobs diz. “O carro abre uma vista realmente excitante, e muitas decisões inteligentes terão que ser tomadas por pessoas no poder. Ninguém pode te dizer para onde está indo. Mas você pode ver um esboço vago emergindo e é bem legal ”.
PARTE DOIS: Líderes da Indústria Oferecem Visão de Carro Conectada Futurista.
Fonte: Insideradio