SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
05/09/2025

Levantamento: Migração AM-FM acelera novamente e Brasil registra mais de 1.180 emissoras ativas no dial FM

Levantamento: Migração AM-FM acelera novamente e Brasil registra mais de 1.180 emissoras ativas no dial FM
05/09/2025

Após um período de menor movimentação no dial quando o assunto são as emissoras que vieram da faixa AM e passaram a operar em FM, o processo de migração AM-FM deu um novo salto entre julho e setembro deste ano, superando agora a marca de 1.184 emissoras ativas em seus novos canais. E neste processo estão estações de praças de grande porte, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza, que passaram a contar com novas eFM (emissoras na faixa estendida de FM) no mês de agosto. Estados como Rio Grande do Sul, Pernambuco, Minas Gerais e Piauí também ampliaram a contagem que é realizada pelo guia Dials FM/AM do tudoradio.com. O Mapa da Atualização do tudoradio.com acompanha em tempo real essa movimentação. Acompanhe os detalhes:

No Rio de Janeiro, a novidade foi a entrada da Rádio Manchete FM 76.7, conforme já noticiado pelo tudoradio.com. A emissora é originada da AM 760 e iniciou sua transmissão no novo canal a partir da segunda quinzena de agosto. Já na capital paulista, o destaque é a entrada da Rádio Canção Nova FM 85.9, que já opera a partir da Avenida Paulista e é originada da Rádio América AM 780. Nos dois casos, as emissoras serão inauguradas oficialmente nos próximos dias: a migrante paulistana estreia oficialmente hoje (5), enquanto a carioca oficializa sua presença no FM na próxima segunda-feira (8).

Ainda em território paulista, o estado registrou também a entrada no ar da Rádio Grande Vale FM 97.9, emissora instalada em Paraibuna, próxima a São José dos Campos, sendo uma migrante AM-FM originada na AM 910. Há também o anúncio da Rádio A Guardiã da Notícia FM 560 de São Paulo, que deverá operar em FM 82.3 de Santa Isabel. No entanto, a migração ainda não foi efetivada e deverá ampliar a contagem apenas em 2025.

Na Bahia, na noite desta quinta-feira (4), foi percebido o início da transmissão experimental da Rádio Cultura FM 107.9, emissora que inicialmente estava prevista para operar em 77.7 FM, mas depois teve sua frequência de destino alterada para FM 107.9. Ela é originada em AM 1140 e, em FM, passa a transmitir seu sinal a partir do tradicional bairro da Federação, em Salvador.

Já no Ceará, a novidade que impactou o dial FM de Fortaleza veio da região metropolitana. No começo de agosto, foi percebida a entrada no ar da Rádio Metropolitana FM 79.7 de Caucaia, marcando a estreia da faixa estendida de FM em território cearense.

Em Minas Gerais, uma das novidades recentes no processo de migração foi a ativação da Nossa FM 91.5 de Ubá, na Zona da Mata Mineira, estação cuja origem é a AM 1590. Antes disso, no início do mês passado, ocorreu a entrada oficial da Rádio América FM 101.5 de Uberlândia, emissora originada na sintonia AM 580.

Pernambuco também teve um agosto movimentado. No final do mês, foi percebida a entrada no ar da Rádio Goiana FM 100.1 de Goiana, ao norte da Grande Recife, estação originada na AM 1430 e que, em FM, também foi captada ao sul de João Pessoa, no estado vizinho. Também próximo à capital pernambucana, foi percebida a Panamby FM 106.1 de Vitória de Santo Antão, marca originada de um projeto digital de formato adulto-contemporâneo que é retransmitido pela migrante proveniente da AM 1180.

O Rio Grande do Sul, que saltou de 105 para 111 migrantes AM-FM em dois meses, registrou três movimentações mais recentes: foi captada no ar a Rádio Independente FM 95.5 de Cruz Alta, originada na AM 830. Já na região central do estado, foi percebida a ativação da RVA FM 92.3 de Venâncio Aires, cuja origem é a AM 910. Ainda houve a entrada da Rádio Luz e Alegria FM 100.3, localizada na região das Missões, a partir de Frederico Westphalen, originada na AM 1160.

ambém em agosto, o Piauí registrou a entrada no ar da Voz do Longá FM 92.9 de Esperantina, emissora originada na sintonia AM 1500. E, em Rondônia, na região Norte do país, foi percebida a transmissão experimental da Rádio Vilhena FM 104.9, vinda da AM 1450 de Vilhena, no sul do estado.

Já neste começo de setembro a Nutri Mais FM 105.3 de Presidente Dutra / Tuntum estreou no ar no formato religioso/gospel no interior do Maranhão, migrante AM-FM originada em AM 790.

Por estado

Em relação ao número de migrantes AM-FM ativas no FM em cada estado, cinco unidades da federação atingiram a marca centenária nessa contagem: São Paulo (186), Paraná (147), Minas Gerais (130), Rio Grande do Sul (111) e Santa Catarina (101). Bahia (59), Ceará (58), Mato Grosso (47), Mato Grosso do Sul (45), Goiás (44), Pernambuco (28), Pará (27) e Rio de Janeiro (27) também contam com números relevantes. Consulte a lista completa [aqui] ou acesse https://tudoradio.com/migracaoamfm.

A migração do AM para o FM + eFM

Entre a assinatura do decreto 8.139, em 2013, pela então presidente Dilma Rousseff, no dia 7 de novembro de 2013 (Dia do Radialista), até a autorização da primeira migrante AM-FM ir ao ar em FM, transcorreram mais de dois anos. Este processo culminou em 18 de março de 2016 com a Rádio Progresso FM de Juazeiro do Norte (anteriormente em AM 1310, migrou para FM 97.9, e atualmente opera em FM 105.1).

O eFM, conhecido como FM estendido, que abriu a faixa de FM entre 76.1 FM e 87.3 FM, surgiu como solução para acomodar as migrantes AM-FM em regiões onde a ocupação do FM convencional (88.1 FM a 107.9 FM) estava saturada. Muitas estações que planejavam migrar para o eFM encontraram espaço na faixa convencional após acordos de redução de potência, acelerando o processo em alguns casos e retardando em outros.

Em 2014, a indústria de rádio realizou o primeiro teste em FM estendido, com a transmissão da então Jovem Pan AM 620 em São Paulo, operando por um ano em 84.7 FM. Apesar de não terem sido identificadas interferências nos canais 5 e 6 de TV analógica, o FM estendido só começou a ser usado em 7 de maio de 2021, após a digitalização da TV. Naquele momento, 9 estações eFM foram ativadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Brasília, incluindo migrantes AM-FM e novas FMs públicas da EBC. A exigência da presença em eFM para receptores produzidos no Brasil foi estabelecida em 2017.

Fonte: Tudo Rádio.

Artigo anteriorCobertura de 5G no Brasil já supera meta prevista para 2027, aponta Anatel

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Levantamento: Migração AM-FM acelera novamente e Brasil registra mais de 1.180 emissoras ativas no dial FM05/09/2025
Cobertura de 5G no Brasil já supera meta prevista para 2027, aponta Anatel05/09/2025
Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp